Avião da Air India volta a Hong Kong após problema técnico no ar – 16/06/2025 – Mundo

A imagem mostra os destroços de um avião em um local de demolição. Parte da fuselagem do avião, que é vermelha e branca, está visível entre os escombros de um edifício destruído. Um trabalhador, usando um capacete azul, está em cima dos destroços, enquanto guindastes estão levantando uma parte do edifício ao fundo, que apresenta buracos e danos significativos. A vegetação ao redor é visível, com árvores e arbustos.

Um avião Boeing 787 Dreamliner da Air India com destino a Nova Déli retornou à sua origem em Hong Kong como medida de precaução nesta segunda-feira (16), depois que o piloto suspeitou de um problema técnico durante o voo, disse à Reuters uma fonte com conhecimento direto do assunto.

O incidente ocorre dias depois que um voo da Air India para Londres, usando o mesmo tipo de aeronave Boeing, caiu na cidade de Ahmedabad momentos após a decolagem, matando 279 pessoas, entre passageiros, membros da tripulação e vítimas atingidas no solo. O desastre aéreo é o mais letal do mundo desde 2014.

A aeronave Dreamliner que operava o voo AI 315 da Air India nesta segunda passa por verificações.

O AI 315 retornou ao Aeroporto Internacional de Hong Kong e solicitou prontidão local por volta das 13h, “pousando com segurança por volta das 13h15”, disse o porta-voz da Autoridade Aeroportuária de Hong Kong, referindo-se ao horário local. As operações do aeroporto não foram afetadas, acrescentou o porta-voz.

O voo AI 315 decolou de Hong Kong por volta das 12h20 e pousou apenas cerca de uma hora depois. Atingiu uma altitude de 22 mil pés e, em seguida, começou a descer, de acordo com o site de rastreamento de voos AirNav Radar.

A Boeing e a Air India não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre o voo.

O acidente da semana passada traz um novo desafio tanto para a Air India, que há anos tenta renovar sua frota, quanto para a Boeing, que tenta reconstruir a confiança do público após uma série de crises de segurança e produção.

O voo caiu menos de um minuto após levantar voo, às 13h39 locais (5h-9 em Brasília), rumo ao aeroporto londrino Gatwick, segundo a aviação civil indiana.

A aeronave emitiu um pedido de socorro quase no momento da decolagem, antes de cair em um bairro residencial de Ahmedabad.

De acordo com a aviação civil indiana, o Boeing 787 levava 230 passageiros —169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense— e 12 tripulantes.

Um dos passageiros, que estava sentado na parte da frente do avião, sobreviveu ao acidente. “Eu ainda não consigo acreditar que saí vivo de lá”, declarou à televisão indiana Vishwash Kumar Ramesh, britânico de origem indiana, de 40 anos.



Fonte ==> Folha SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *