A chave para uma colaboração multifuncional bem-sucedida

A chave para uma colaboração multifuncional bem-sucedida

Colaboração multifuncional: quebrando silos para o sucesso

Vamos ver um cenário comum no local de trabalho. Enquanto trabalha em um projeto, muitas vezes pode parecer que você está sozinho. Você pode precisar de informações de outros departamentos, mas eles podem estar ocupados com suas próprias tarefas ou prazos, por isso é difícil para você se sentir entendido e apoiado. É aqui que a colaboração multifuncional eficaz se torna essencial. A colaboração multifuncional é tudo sobre equipes de diferentes departamentos trabalhando juntos em direção a uma meta compartilhada. Em vez de as equipes permanecerem em suas próprias tarefas, elas começam a combinar seus conhecimentos. E nos locais de trabalho modernos, onde tudo precisa ser feito rapidamente e todos estão ocupados, essa abordagem é mais importante do que nunca. Os desafios que enfrentamos são complexos demais para qualquer uma equipe enfrentar sozinha. Então, como você une todos? Você quebra os silos departamentais.

Os silos são seus diferentes departamentos: marketing, vendas, RH, finanças, produtos etc. Nesses, as pessoas estão focadas apenas em suas próprias tarefas e prioridades. Embora pareça eficiente, todos tendo suas próprias tarefas para trabalhar criam barreiras. A comunicação se torna difícil, as equipes podem fazer um trabalho duplo e ninguém tem um objetivo comum. Então, por que esses silos existem? Não é porque as pessoas não querem colaborar. É porque as organizações se concentram nos objetivos departamentais. Cada equipe tem seus próprios KPIs, cronogramas e maneiras de trabalhar. Isso cria uma tendência natural para cada equipe priorizar seu próprio trabalho em relação a toda a empresa. Além disso, alguns departamentos não têm nenhum motivo para se comunicar, pois suas tarefas não co-dependem. Abaixo, veremos como você pode quebrá-los e promover uma colaboração cruzada perfeita para levar sua empresa ao sucesso.

Por que a colaboração multifuncional importa?

Dirigindo inovação

Quando pessoas de equipes diferentes se reúnem, trazem perspectivas, experiências e idéias diferentes para a mesa. A colaboração multifuncional incentiva isso. Afinal, a inovação não é apenas ter novas idéias. É também sobre interações menores, como um agente de atendimento ao cliente, compartilhando feedback do cliente com a equipe de desenvolvimento de produtos. Isso pode levar a melhores produtos ou a uma melhor experiência do cliente, o que não aconteceria se as equipes não estivessem colaborando.

Melhorar a eficiência

Toda organização quer eficiência. Uma empresa pode desperdiçar muito tempo e dinheiro quando as equipes trabalham isoladamente. Um departamento pode estar desenvolvendo uma ferramenta que outro departamento já criou, ou pode estar resolvendo o mesmo problema de maneiras diferentes. Pelo contrário, quando as equipes conversam regularmente, podem compartilhar suas tarefas diárias, evitar o trabalho duplicado e trocar recursos com mais eficiência. Isso não apenas faz as pessoas trabalharem mais rapidamente, mas também mais inteligentes, pois todos estão sempre na mesma página.

Melhorando a adaptabilidade

As organizações devem ser adaptáveis ​​à medida que surgem novas tendências, as expectativas do cliente mudam e o mercado se torna imprevisível. As empresas que podem responder a qualquer coisa que surgirem geralmente são mais bem-sucedidas, e a colaboração multifuncional pode fazer isso acontecer. Isso ocorre porque quando as equipes colaboram, elas trocam informações. As decisões podem ser tomadas em tempo real, com contribuições de especialistas e sem aguardar a aprovação dos gerentes. Por exemplo, uma equipe multifuncional pode rapidamente debater uma solução se um concorrente fizer algo que possa prejudicar sua marca. Além disso, as equipes que trabalham juntas são melhores em detectar novas tendências, adaptar estratégias e trazer novas idéias.

Incentivar o envolvimento dos funcionários

Quando pessoas de diferentes equipes colaboram, elas aprendem umas com as outras. Eles ganham novas habilidades e descobrem diferentes maneiras de pensar. Isso desafia os funcionários e os faz sentir que sua contribuição é valorizada, tornando o local de trabalho mais satisfatório. A colaboração também oferece aos seus funcionários um propósito extra. Quando as equipes vêem como seus esforços contribuem para um objetivo maior, estão mais motivados a dar o melhor de si. E, como sua força de trabalho percebe que o trabalho deles é significativo e tem um impacto, é mais provável que fique.

Como quebrar os silos no local de trabalho

Promover uma cultura colaborativa

Cultura é tudo. Se a colaboração não faz parte da identidade da sua organização, nada a corrigirá. Então, como você constrói uma cultura colaborativa? Comece incentivando a transparência e a confiança. Os gerentes devem estar abertos a feedback e celebrar os sucessos da equipe, especialmente quando envolvem esforços multifuncionais. Além disso, eles podem compartilhar histórias de sucesso em que a colaboração entre as equipes levou a ótimos resultados. Ou, melhor ainda, mostre a eles o impacto imediato que sua colaboração tem.

Alinhar objetivos com todos os departamentos

A colaboração se torna complicada se toda equipe trabalha em direção a seus próprios objetivos sem nenhum alinhamento, portanto, alinhe as metas entre as equipes. Por exemplo, estabeleça metas compartilhadas relacionadas à missão e visão da empresa. Portanto, se o objetivo da sua organização é melhorar a satisfação do cliente, isso deve ser uma meta para todos os departamentos, não apenas o suporte ao cliente. Dessa forma, o trabalho de todos levará a isso. E não se esqueça de recompensar as equipes por alcançar certos objetivos através da colaboração.

Melhorar a comunicação

Se as equipes não falam entre si, é provável que haja silos. Em outras palavras, melhorar a comunicação é uma obrigação. Você pode começar implementando reuniões cruzadas regulares, onde diferentes departamentos se reúnem para compartilhar atualizações, desafios e oportunidades. As ferramentas também são importantes. Pense em plataformas como Slack, Microsoft Teams ou Asana. Isso facilita para as equipes permanecerem conectadas, compartilhar arquivos e acompanhar o progresso de seus projetos imediatamente. Ouvir também é uma parte importante da comunicação. É por isso que você deve incentivar as equipes a ouvir ativamente os desafios e idéias um do outro.

Envolver liderança

Se os líderes não estão modelando o comportamento colaborativo, é improvável que os funcionários o façam. Os líderes devem se envolver ativamente com outros departamentos, buscando seus comentários e apoiando -os. Do CEO aos líderes de equipe, eles devem se juntar a reuniões e projetos multifuncionais, trabalhar com outros gerentes de departamento e ajudar quando necessário. Além disso, é bom para os líderes discutirem seus próprios sucessos de colaboração ou iniciarem discussões abertas. Isso cria um espaço seguro para que outros façam o mesmo.

Crie equipes multifuncionais

Uma das maneiras mais eficazes de quebrar os silos é literalmente criar equipes multifuncionais. Eles podem ser formados para projetos -chave, reunindo pessoas de diferentes departamentos para trabalhar em direção a um objetivo comum. Por exemplo, se você estiver lançando um novo produto, reuna designers de produtos, profissionais de marketing, vendedores e equipe de suporte ao cliente. Cada membro traz seus conhecimentos e know-how, e juntos eles podem enfrentar desafios e encontrar oportunidades que uma equipe possa perder.

Conclusão

Para colaboração multifuncional, você deve primeiro alterar a mentalidade da sua empresa. Trata -se de mudar a maneira antiga de pensar em que os departamentos operam por conta própria. Em vez disso, você deve abraçar a ideia de que o progresso real acontece quando as equipes trabalham entre si. Isso requer abertura, criatividade e uma vontade genuína de compartilhar idéias e recursos. Portanto, encontre uma oportunidade de reunir equipes e observar a rapidez com que a colaboração pode transformar toda a sua organização.



Fonte: Istoé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *