Por que a melhor liderança de pensamento não parece liderança de pensamento

Por que a melhor liderança de pensamento não parece liderança de pensamento

Os líderes empresariais mais influentes de hoje nem sempre são os MBAs de escolas de prestígio ou décadas de escaladas escaladas. São pessoas com currículos não convencionais, caminhos sinuosos e histórias que teriam levantado sobrancelhas em uma sala de reuniões há duas décadas.

Alguns podem dizer que isso é mais uma peculiaridade do Vale do Silício se espalhando para outras indústrias, mas acho que não. Ele sinaliza uma mudança fundamental na maneira como definimos credibilidade e liderança em uma época em que as marcas pessoais carregam mais peso do que os logotipos corporativos.

O verniz polido da cultura corporativa tradicional está quebrando, revelando algo mais interessante por baixo – e o público está respondendo com sua atenção, confiança e dólares.

A morte do script

A liderança tradicional do pensamento costumava seguir uma fórmula previsível: contrate um escritor fantasma, polvilhe algumas chavões sobre sinergia e interrupção, publique no LinkedIn, repita. Mas o público desenvolveu uma alergia às banalidades corporativas.

Até 46% das empresas tiveram um declínio na reputação este ano. Os compradores estão cansados ​​dos CEOs de cortadores de biscoitos que falam em abstrações e estão escolhendo seguir os líderes que falam claramente sobre seus fracassos, caminhos e crenças não convencionais, não apenas os pontos de discussão aprovados pelo departamento de relações públicas.

Alguns podem assumir que isso é um impulso pela autenticidade; Afinal, a autenticidade não era o objetivo final há alguns anos? Mas não é tão simples. Os compradores de hoje são movidos por:

  • Resultados (ou seja, dados reais, estudos de caso baseados na realidade, kits de ferramentas e manuais que funcionam).
  • E novidade.

Quando consumimos liderança no pensamento, queremos aprender e nos inspirar, mas também queremos ser entretidos. Pense nas figuras públicas que dominam a mídia e os líderes de pensamento que ganham tração real e inabalável. Não basta ter inteligência e experiência. Os líderes de pensamento de hoje também precisam de carisma e uma singularidade que impede a rolagem e atravessa o interesse. Para os profissionais de marketing, isso apresenta um desafio e uma oportunidade: como você constrói uma marca em torno de alguém que se recusa a ser embalado?

Considere Keegan Caldwell, que dirige a Caldwell Law, um escritório de advocacia multinacional. Seu caminho para se tornar um parceiro administrativo global incluiu ser preso por acusações de drogas e se tornar um advogado praticante sem frequentar a faculdade de direito – detalhes provavelmente removidos de uma biografia executiva tradicional.

Em vez de esconder esses fatos, Caldwell (agora sóbrio por décadas e muito bem -sucedido) os discute abertamente ao falar sobre reforma da justiça criminal e segundas chances em ambientes profissionais. E do ponto de vista de marketing, o que poderia ter sido um passivo se tornou um de seus diferenciadores mais fortes.

As imperfeições criam histórias fortes e interessantes que envolvem seu público, e isso se estende além das narrativas pessoais. Os líderes estão abandonando a perfeição brilhante das comunicações corporativas tradicionais em favor de mensagens que reconhecem a complexidade e a incerteza. Eles estão admitindo quando não têm todas as respostas, compartilhando obras em andamento, em vez de apenas vitórias e se envolvendo em conversas honestas, em vez de transmitir por trás de uma parede de jargão.

Cavar mais fundo: os 3 pilares da liderança de pensamento real

Conhecer pessoas onde estão

Influência significa evitar elevar -se acima do seu público. Em vez de? Você fica ao lado deles. A maneira mais rápida de construir confiança é largar a pretensão e falar o mesmo idioma que as pessoas que você está tentando alcançar.

Um exemplo que vem à mente é Tim Noonan, CEO da Evertrak. Sua empresa transforma o plástico reciclado em laços ferroviários que correspondem à força da madeira tradicional e abordam as preocupações ambientais. Mas quando Noonan se reúne com trabalhadores ferroviários, contratados e veteranos do setor, ele permanece fundamentado nas preocupações do setor. Ele não lidera com mensagens verdes fofas.

Em vez disso, ele fornece dados reais de durabilidade e custo-efetividade-e também não tem medo de recuar quando alguém desafia seu produto em Tiktok. Seu estilo sem sentido ressoa com uma indústria que valoriza as conversas diretas sobre apresentações suaves. É uma masterclass em uma das regras de marketing mais antigas e mais fortes: conheça seu público.

Esse realismo cria um tipo diferente de autoridade. Quando os líderes param de tentar projetar uma imagem de perfeição, eles se tornam mais relacionáveis ​​e, paradoxalmente, mais influentes. Suas opiniões têm peso, não por causa de seus títulos ou credenciais, mas porque ganharam confiança por consistência e honestidade. Eles estão construindo movimentos, não apenas as empresas gerenciais. E os movimentos, como qualquer profissional de marketing sabe, são muito mais potentes que as campanhas.

Cavar fundo: liderança do pensamento: o elemento humano que suas necessidades de marketing

O poder da combinação inesperada

O aspecto mais intrigante da liderança não convencional é como as experiências aparentemente não relacionadas criam perspectivas únicas. É humanizador, real e valioso para a sua marca.

Vamos dar uma olhada em Rohit Garewal. Como CEO da Object Edge, ele passa seus dias ajudando as empresas legadas (pense em fabricação e similar) a implementar soluções de IA e navegar na transformação digital. São indústrias em que a mudança acontece lentamente, os sistemas antigos são profundos e a resistência a novas tecnologias geralmente é cultural tanto quanto técnico.

Mas Garewal traz uma ferramenta inesperada para esses desafios: sua experiência como DJ. As habilidades necessárias para ler uma sala, construir energia e orientar as pessoas através de uma experiência se traduzem surpreendentemente no gerenciamento de mudanças. Ambos exigem a compreensão do ritmo e do tempo e como mover as pessoas de onde estão para onde precisam estar.

É um lembrete de que os melhores esforços de marketing vêm daqueles que entendem a psicologia humana, independentemente de seu título oficial.

O futuro não é convencional

Combinações inesperadas desafiam nossas suposições sobre a experiência. Eles sugerem que o próximo avanço em seu setor pode vir de alguém cujo currículo não se encaixa no molde tradicional. O advogado que nunca foi para a faculdade de direito pode entender a justiça melhor do que alguém que memorizou a jurisprudência. O executivo em jeans rasgados pode se conectar com os trabalhadores de maneiras que alguém de um terno de três peças nunca poderia. O DJ-CEO pode ver padrões e possibilidades que os tecnólogos puros sentem falta.

A ascensão dos líderes de pensamento não convencionais não é uma tendência temporária ou uma rebelião geracional contra as normas corporativas. Representa uma evolução no entendimento da influência e credibilidade em uma época em que a informação se move instantaneamente e a autenticidade se tornou uma palavra de choque sem sentido – mas não pode ser falsificada. É por isso que líderes não convencionais como esses têm sucesso, não apesar de suas origens não convencionais mas por causa deles.

À medida que mais organizações reconhecem o valor de diversas perspectivas, podemos esperar que essa mudança acelere. O roteiro corporativo está sendo reescrito, um líder não convencional de cada vez. Para os profissionais de marketing encarregados de construir e promover as marcas desses líderes, seu manual também está sendo reescrito.

Cavar mais fundo: pontendo a lacuna entre disponibilidade mental e momento em B2B

Os autores contribuintes são convidados a criar conteúdo para a Martech e são escolhidos por sua experiência e contribuição para a comunidade Martech. Nossos colaboradores trabalham sob a supervisão da equipe editorial e as contribuições são verificadas quanto à qualidade e relevância para nossos leitores. As opiniões que eles expressam são suas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *