Briete de mergulho:
- A Unilever quer acelerar a velocidade da produção para seus negócios de assistência domiciliar por meio de um novo centro de design gráfico interno que se inclina para a inteligência artificial generativa (IA), por notícias compartilhadas com o mergulho de marketing.
- A gigante do CPG desenvolveu a unidade, chamada Sketch Pro, em parceria com o IPG Studios, com o objetivo de fornecer conteúdo três vezes mais rápido para suas marcas. O Sketch Pro aproveita várias plataformas de IA, incluindo Adobe Firefly e Google Veo 3, e possui a capacidade de transformar um conceito em material pronto para testes de consumidores em duas horas.
- O Sketch Pro, que já está disponível em vários mercados, está posicionado como ajudando a Unilever a navegar na transição de um modelo de produção de marketing focado na TV linear para um centrado na primeira narrativa social. A Unilever está amplamente aumentando seus gastos nas mídias sociais e influenciadores para manter suas marcas exploradas na cultura.
DIVE Insight:
O Sketch Pro oferece outra indicação de que os CPGs legados estão passando por uma mudança em sua estratégia de marketing, à medida que a mídia social se torna um canal mais importante e a IA permite o nível de velocidade necessário para acompanhar o ritmo dos feeds de conteúdo de rolagem rápida.
O Sketch Pro foi projetado para apoiar marcas de atendimento domiciliar como Persil/Omo, Comfort, CIF e domestos que há muito tempo confiam na TV para alcance em massa, mas estão disputando com gerações mais jovens de consumidores que frequentemente não sintonizam a transmissão ou o cabo. A produção de TV também tende a exigir um longo período de entrega, enquanto as marcas de hoje devem ter reações enlouquecidas a momentos e micro-tendências borbulhando em cultura, como uma gafe de um funcionário público que pode ser voltado para uma vitória de marketing.
Enquanto o Sketch Pro é anunciado como um “Center of Excellence” interno, a Unilever desenvolveu o conceito com o IPG Studios, a agência de produção criativa do Interpublic Group. O Sketch Pro enfatiza que não está se casado em uma única plataforma de IA, mas promove uma abordagem flexível, com o objetivo de ultrapassar os limites criativos. Entre as ferramentas do grupo está o gerador de vídeo VEO 3 AI do Google, que recentemente chamou a atenção da mídia por sua capacidade de produzir conteúdo chocantemente realista.
“Nossa parceria com o IPG sobrecarrega nossa capacidade de identificar, iterar e fornecer ativos de design de alta qualidade com velocidade e relevância cultural, refletindo como os consumidores agora se envolvem com a categoria de atendimento domiciliar”, disse Mario Duphi, diretor de marketing global da Unilever, em comunicado à imprensa.
Atualmente, o Sketch Pro está ao vivo em Londres, São Paulo, Mumbai e Jacarta, enquanto a Unilever planeja expandir a oferta para 21 mercados até o próximo ano. Em torno do Ramadã, a equipe do Jacarta Sketch Pro foi capaz de capitalizar recentemente as tendências sociais relacionadas ao feriado para aumentar a visibilidade das marcas, incluindo Rinso e Light on Tiktok em 22,5%, informou o anúncio.
A Unilever tornou a IA generativa um foco, pois tenta melhorar a eficiência e reduzir os custos. O diretor de crescimento e marketing, Esi Eggleston Bracey, em março, detalhou como a empresa está usando soluções de IA para criar “gêmeos digitais” de produtos para marcas como a Dove que podem ser facilmente adaptadas entre canais e formatos. Ao mesmo tempo, a Unilever está se ajustando onde investe dólares da mídia, com planos de alocar metade de seus gastos com marketing ao social, enquanto amplia significativamente seu trabalho com influenciadores.