O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender uma nova moeda para comércio entre países. De acordo com ele, não há obrigação de comprar dólar para as trocas comerciais
“Por que eu sou obrigado a ficar lastreado pelo dólar, que eu não controlo? Quem tem a máquina de produzir o dólar é os Estados Unidos e não nós”, disse.
A agenda de desdolarização sofre forte resistência no Brics e já foi alvo de ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em entrevista à Record nesta quinta-feira (10), ele foi questionado se a carta de Donald Trump endereçada a ele e na qual anuncia a sobretaxa de 50% a produtos brasileiros teria sido também uma reação ao Brics.
“A carta não é mais dura do que algumas coisas que a gente já tinha falado. Ele chegou a dizer outro dia que se criar uma moeda que ele vai punir os países”, afirmou.
O petista confirmou o desejo. “Nós temos interesse, isso é verdade. Nós temos interesse de criar uma moeda de comércio entre os outros países. Eu não sou obrigado a comprar dólar para fazer relação comercial com a Venezuela, com a Bolívia, com o Chile, com a Suécia, com a União Europeia, com a China. A gente pode fazer as nossas moedas”, disse.
Ainda, Lula afirmou que, em caso de insatisfação de Trump em relação à alternativa, o americano deveria tratar do tema em uma reunião do G20.
“Vamos fazer uma discussão civilizada. Nos convença. Vamos discutir. O que ele não pode é agir como se ele fosse dono dos outros”, afirmou o presidente.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte ==> Folha SP