Opositores de Nunes tentam evitar despejo de teatro em SP – 20/08/2025 – Painel

A imagem mostra um teatro localizado em uma área urbana. O edifício é de estrutura metálica e possui um telhado de duas águas. Na fachada, há uma placa com o nome do teatro, que é parcialmente visível. O local parece ter um espaço ao ar livre ao redor, com algumas árvores e um parque infantil próximo. O chão é coberto por pedras e há um telefone público vermelho na parte inferior direita da imagem.

Deputados estaduais e federais de PC do B, PT e PSOL, além de vereadores de São Paulo, fizeram um abaixo-assinado para tentar convencer a gestão Ricardo Nunes (MDB) a acatar o pedido da companhia Mungunzá e adiar a desocupação do espaço onde funciona o Teatro de Contêiner, na Luz.

O prazo para desocupação expira nesta quinta-feira (21), conforme notificação assinada no dia 6 de agosto pelo subprefeito da Sé, coronel Marcelo Vieira Salles.

A companhia havia solicitado uma prorrogação de 120 dias, mas a prefeitura indeferiu o pedido nesta terça.

“O Teatro de Container, teatro popular, atua no território há mais de nove anos promovendo cultura, inclusão e cidadania. Inclusive, atualmente, está executando atividades a partir de fomentos municipais e estaduais que finalizam em dezembro deste ano sendo um deles para manutenção e revitalização de espaços culturais”, diz o texto do abaixo-assinado.

“Tal remoção antecipada comprometeria a execução destes editais, além dos mais de 30 coletivos culturais com programação já agendada no espaço até o dia 20 de dezembro.”

O terreno pertence ao município, e a prefeitura diz que pretende retomar o espaço para um projeto habitacional.

Ao recusar o pedido de prorrogação por 120 dias, Salles diz que “comprometeria o cronograma da política habitacional, de elevada relevância social”.

Além dos mais de 20 políticos, o abaixo-assinado também foi endossado por entidades pela UNE (União Nacional dos Estudantes), Educafro e o coletivo Tem Sentimento.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte ==> Folha SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *