ONG integra Observatório de Direitos Humanos do CNJ – 26/10/2025 – Mônica Bergamo

Cerca de 80 pessoas reunidas em auditório do Conselho Nacional de Justiça, muitas com punhos erguidos. Ambiente interno com parede de madeira e bandeira do Brasil ao fundo.

A Rede de Atenção a Pessoas Atingidas pela Violência Estatal (Raave), formada por mães e familiares de vítimas da violência do Estado, foi nomeada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para integrar o Observatório de Direitos Humanos do judiciário e aprovaram um projeto-piloto para acolhimento de vítimas da violência estatal.

A conquista ocorre depois da viagem de mais de 130 pessoas a Brasília na semana passada, quando apresentaram aos ministérios e parlamentares a proposta dos “Pontos de Acolhimento, Justiça e Cuidado” —política pública voltada ao atendimento psicossocial e jurídico de famílias afetadas pela violência. A organização se reuniu com representantes dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Igualdade Racial e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O projeto-piloto apresentado pelo grupo às autoridades visa fortalecer coletivos já existentes, amparados por técnicos de universidades que vão atuar no acolhimento, encaminhamento psicossocial, assessoria jurídica popular e atividades de memória e mobilização. A medida deve ser implementada no começo de 2026, no Rio de Janeiro, com apoio do governo federal.

Segundo Guilherme Pimentel, coordenador da RAAVE, o encontro foi um divisor de águas. “O que apresentamos não é apenas um pedido, mas uma construção concreta que mostra o que o Estado pode e deve fazer junto das famílias”, conta.

A Raave surgiu após a Chacina do Jacarezinho, uma operação policial que aconteceu em maio de 2021 e deixou 28 pessoas mortas. O grupo reúne mais de 90 mães e familiares de vítimas de violência estatal e promove a defesa dos direitos humanos, o compromisso com o fortalecimento do serviço público e respeito às famílias vítimas do Estado.

PÁGINAS

José Sarney e o editor Donaldo Buchweitz receberam convidados no lançamento da coletânea de romances do ex-presidente, “O Dono do Mar, Saraminda e a Duquesa Vale uma Missa”. A empresária e diretora internacional do Siimgroup, Eliane Ribeiro, e o presidente da CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), Alfredo Cotait Neto, prestigiaram o evento.

com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte ==> Folha SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *