O programa ao vivo será exibido no site e no canal do jornal no YouTube e contará com a participação de professores do Farias Brito. Eles discutirão o nível de dificuldade do exame, os principais temas cobrados e o desempenho esperado dos candidatos.
Outro assunto importante da conversa será a redação, com debates sobre a proposta, repertórios possíveis e caminhos argumentativos para o texto.
Ao longo da transmissão, será divulgado um gabarito extraoficial com resoluções comentadas pelos professores. A apresentação é do repórter Bruno Lucca.
Com sede em Fortaleza, o Farias Brito ficou em 1º lugar no ranking nacional do Enem 2024, segundo dados oficiais do Inep.
Como será o Enem 2025
Mais de 4,8 milhões de candidatos estão inscritos no exame deste ano, que ocorre nos próximos dois domingos na maior parte o país.
No primeiro dia (9), os participantes terão de resolver 90 questões de linguagens e ciências humanas, além de produzir uma redação. O tempo total de prova é de cinco horas e meia.
No segundo dia (16), o exame testará o conhecimento dos estudantes com 90 questões de matemática e ciências da natureza.
A prova será aplicada em todos estados e no Distrito Federal, com início às 13h30 (horário de Brasília). Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h.
Os candidatos já podem consultar o cartão de confirmação na página do participante, no site do Inep, responsável pela avaliação. É necessário fazer login com conta Gov.br para visualizar o endereço do local de prova e conferir dados pessoais.
No dia do exame, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto —versão física ou digital, como CNH ou RG digitais— para ter acesso à sala.
Por causa da COP30, a conferência do clima da ONU (Organização das Nações Unidas), o exame nacional terá calendário diferente em três cidades do Pará. Para os candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba —na região metropolitana da capital—, as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Fonte ==> Folha SP