A fabricante americana de usinas de eletrolisadores em escala industrial Electric Hydrogen anunciou nesta quinta-feira (4) sua expansão para a América Latina, onde buscará parceiros para novos empreendimentos de descarbonização industrial nas áreas de fertilizantes, transportes aéreos e siderurgia.
A companhia buscará atender a crescente demanda por tecnologias de eletrolisadores nas plantas de hidrogênio verde em larga escala.
A eletrolisação é um processo físico-químico que utiliza energia renovável para dividir as moléculas da água e produzir o hidrogênio livre de combustíveis fósseis.
Em comunicado à imprensa, a companhia informou que nomeou a executiva brasileira Maria Gabriela da Rocha Oliveira como gerente-geral para o mercado latino-americano, que ficará sediada em São Paulo.
“A combinação de energia renovável abundante e competitiva e forte dependência de fertilizantes nitrogenados importados cria uma oportunidade única para produção nacional descarbonizada”, disse em nota Raffi Garabedian, cofundador e CEO da Electric Hydrogen.
Fundada em 2020, a companhia conta com uma tecnologia chamada HYPRPlant que produz o hidrogênio verde em escala industrial. A solução é composta por módulos de 100 megawatts (MW) e tem o potencial de atender os novos empreendimentos que avançam em escala de gigawatts no Brasil, segundo a companhia.
O HYPRPlant é fabricado pela empresa em Devens, Massachusetts (EUA), e enviado em módulos para montagem por parceiros locais.
Fonte ==> Folha SP

