Os profissionais de marketing B2B confiam na IA para execução, mas não para estratégia

Google Notícias

Quando se trata de IA em marketing B2B, a estratégia ainda é uma área cinzenta. Essa é uma das maiores conclusões do relatório “2026 State of AI and B2B Marketing” da MFS sobre como os líderes de marketing estão usando a IA – e para onde ainda hesitam em ir.

A maioria dos profissionais de marketing B2B está recorrendo à IA pelas coisas que ela faz de melhor no momento: execução e eficiência. Cerca de 78% veem isso principalmente como um mecanismo de produtividade ou de tarefas, com 56% apontando a execução tática como o caso de uso de maior valor. Mas quando se trata de trabalho estratégico – como posicionamento de marca ou tomada de decisão geral – a confiança se desfaz. Apenas 6% dos entrevistados disseram confiar na IA para influenciar o posicionamento e apenas 44% expressaram confiança na sua capacidade de apoiar decisões estratégicas.

Apesar da hesitação em torno da estratégia, o investimento em IA para marketing não está a abrandar. Setenta e um por cento das empresas planeiam aumentar os seus gastos com IA nos próximos 12 meses. Isso nos diz que a questão não é se a IA pertence ao marketing B2B – mas como aplicá-la com clareza, proteção e vantagens estratégicas reais.

Abasteça-se com insights de marketing gratuitos.


MarTech é propriedade da Semrush. Continuamos comprometidos em fornecer cobertura de alta qualidade de tópicos de marketing. Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página foi escrito por um funcionário ou contratado remunerado da Semrush Inc.


Sobre o autor

Constantino von Hoffman

Constantine von Hoffman é editor-chefe da MarTech. Jornalista veterano, Con cobriu negócios, finanças, marketing e tecnologia para CBSNews.com, Brandweek, CMO e Inc. Ele foi editor municipal do Boston Herald, produtor de notícias da NPR e escreveu para Harvard Business Review, Boston Magazine, Sierra e muitas outras publicações. Ele também foi um comediante profissional, deu palestras em convenções de anime e jogos sobre tudo, desde Meu Vizinho Totoro até a história dos dados e jogos de tabuleiro, e é autor do romance realista mágico John Henry, o Revelador. Ele mora em Boston com sua esposa, Jennifer, e muitos ou poucos cães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *