A média de idade dos compradores de carros elétricos também caiu
Foco dos consumidores em carros elétricos
Gabriel Ronacher, CEO da Agger, explica que a mudança no comportamento dos consumidores, mais atentos às questões sustentáveis, tem levado ao aumento na adoção de veículos elétricos e, consequentemente, à necessidade de seguros específicos para esse tipo de veículo. “As seguradoras estão se adaptando a esse cenário e desenvolvendo produtos que atendam às necessidades dos proprietários de veículos elétricos, como cobertura para baterias e recarga, além de considerar as características técnicas desses veículos na precificação dos seguros”, diz.
Apesar dos automóveis elétricos terem um valor de compra e manutenção acima da média, isso não implica necessariamente em um seguro mais caro em comparação aos veículos convencionais. Cada seguradora avalia individualmente o modelo e suas características para determinar o valor do seguro, seguindo critérios similares aos usados para carros à combustão.
O perfil dos consumidores que buscam seguros para carros elétricos está mudando. A idade média dos clientes caiu de 50 anos em abril de 2023 para 45 anos em abril de 2024. São Paulo é o estado com o maior número de cotações para carros elétricos.
Ronacher conclui que os carros elétricos estão revolucionando a indústria automotiva e o mercado de seguros. “Com tecnologia avançada e menor impacto ambiental, eles trazem novos desafios e oportunidades para as seguradoras, exigindo políticas flexíveis e abrangentes que acompanhem essa evolução”, completa.