Posso ser honesto sobre a IA? Parece incrivelmente promissor, mas não oferece exatamente o que as demos chamativas e o hype excessivamente entusiasmado que você acreditaria. Como muitas novas tecnologias pulando a crista tonta de uma nova onda de excitação da mídia, a IA não chegou à costa.
Quando eu era jovem, a tecnologia prometeu muito. Claro, agora carregamos o equivalente a um comunicador de Star Trek em nossos bolsos – dispositivos que também funcionam como guia de carona para a galáxia – mas muito mais ainda não se materializa.
Por exemplo, ainda não tenho um jetpack. Eu vi uma equipe usando jetpacks no ano passado e um deles colidiu com uma cerca, para que eu possa sentir falta ao Jetpack. Você entendeu o ponto – nem toda tecnologia cumpre suas promessas. Alguns simplesmente o colidem em uma cerca.
Ao contrário do seu carteiro, a IA não consegue entregar
Recentemente, os pesquisadores da Apple publicaram um artigo com o título rápido, “A ilusão de pensar: entender os pontos fortes e limitações dos modelos de raciocínio através da lente da complexidade do problema”. Um título melhor pode ter sido “a IA desiste quando as coisas ficarem difíceis”. A frase que eles usam é “colapso completo”. Isso não parece algo em que podemos confiar!
O marketing pode não ser o ambiente de alta complexidade, onde a Apple observou falhas de IA, mas os profissionais de marketing estão colhendo as recompensas prometidas? Na verdade.
Qual é o uso mais comum da IA em Martech? Facilitando o uso dos sistemas. É por isso que muitas implantações de IA são simplesmente uma camada de bate -papo projetada para esconder mais uma interface do usuário da Martech mal projetada.
Não é tudo ruim
AI não é tudo ruim. Isso me ajudou várias vezes esta semana sozinha. Os resumos gerados pela IA das notas de reunião são uma ótima maneira de fazer as coisas. Mesmo que muitas vezes seja outro ser humano que é encarregado dessas ações, pelo menos não sou eu. Também é benéfico para explicar tópicos que não entendo completamente, o que me dá um verniz de especialização.
A geração de imagens é outra área em que a IA se destaca. Meus decks do PowerPoint seriam um snoozefest sem algumas imagens de IA inteligentes.
A verdade é que muitas vezes não há nem de longe a IA como o fornecedor da ferramenta gostaria que você pensasse. Se a IA está entregando em algumas áreas, por que estou gemendo? Porque estou frustrado.
Cavar mais fundo: sua estratégia de IA está presa no passado – eis como consertar
Tão perto, mas até agora
Minha frustração é que a IA se aproxima, mas não consegue substituir ou melhorar o que posso fazer na maioria das tarefas de marketing. Claro. Isso me ajudará a navegar pelos caprichos de uma nova ferramenta Martech, mas é péssimo quando se trata de escrever um email de marketing. Você não pode me dizer que envia e-mails gerados pela IA e todo mundo pensa que eles foram escritos por um ser humano ou pior, que eles foram escritos por você pessoalmente. Você precisa melhorar suas habilidades de comunicação se elas acreditarem o último. Você parece um bot.
Dito isto, a IA pode gerar (observe que eu não disse a escrever) texto moderadamente aceitável, mas carece da dose necessária de senso comum, consciência e personalidade que todo email de marketing precisa. Recebi muitos e-mails gerados pela IA que:
- Afirmam ser personalizado puxando uma linha do site da minha empresa.
- Inclua texto me dizendo que trabalho para um de nossos clientes (tecnicamente preciso, mas trabalho para todos eles).
- Ou puxe aleatoriamente um trecho de postagem de blog que seja irrelevante para o email.
E sinto muito (não me desculpe), muitas vezes o falecido a IA não parece humano. Lá. Eu disse isso. Isso soou humano para você?
No meu mundo da tecnologia B2B, a capacidade da IA de ver e replicar padrões não é uma ótima maneira de escrever sobre uma nova tecnologia. Ele luta para gerar artigos consideravelmente diferentes sobre qualquer tópico, porque rapidamente usa seu suprimento limitado de inspiração e exclusividade. Ele só foi treinado em um conjunto de dados limitado e não tem outro lugar para ir.
Eu poderia citar muitos exemplos, mas você entendeu. À primeira vista, a AI parece impressionante, mas você logo descobre que não pode oferecer qualidade em escala. E como é uma máquina, a qualidade da qualidade em escala deve ser seu benefício mais significativo. Até agora, nem tanto.
Há muita discussão sobre a medição da eficácia da IA em comparação com os seres humanos. A realidade é que a IA tende a melhorar até aproxima -se do nível em que os humanos se apresentam e depois os platôs. Isso não deve ser surpreendente, pois a produção humana treinou a IA.
Há tentativas de treinar IA para treinar IA, mas isso está repleto de problemas. Um deles é exagerado, o que significa que geralmente é o caso de o uso de dados de treinamento gerados pela IA pioram o desempenho da IA.
Os seres humanos têm um futuro seguro?
Eu não sou estúpido nem luddita. Ao contrário da IA, estou plenamente ciente de que a IA continuará melhorando. No entanto, a taxa de melhoria já está diminuindo drasticamente. Tanto que, com as evidências, é provável que em breve veremos a IA se estabilizar no nível de um humano médio para muitas tarefas.
E esse é o problema. Acabamos com modelos médios de IA, eliminando campanhas de marketing médias. Eles ficarão bem e provavelmente não bombardearão, mas nenhum deles se destacará e fornecerá resultados excepcionais, a menos que haja contribuições adicionais de uma pessoa acima da média.
Enquanto a IA continua a gerar e enviar e -mails de marketing embaraçosamente incorretos e sugerir manchetes de anúncios de fórmula, precisamos aumentar. Se pudermos trazer criatividade e idéias acima da média para campanhas, a IA continuará sendo uma ferramenta que podemos explorar de maneiras que aumentam nossas melhores campanhas, em vez de substituí-las por mais uma OK.
Por fim, os benefícios que a IA foram apresentados para entregar o marketing serão realizados, mas nunca substituirá grandes profissionais de marketing. No entanto, se você não estiver focado em melhorar suas habilidades, quando os profissionais de marketing de IA baterem na sua porta virtual, qualquer pessoa que esteja bem terá dificuldade em justificar o emprego contínuo.
Cavar mais fundo: a fadiga da AI é real e está custando mais das marcas do que o engajamento
Os autores contribuintes são convidados a criar conteúdo para a Martech e são escolhidos por sua experiência e contribuição para a comunidade de pesquisa. Nossos colaboradores trabalham sob a supervisão da equipe editorial e as contribuições são verificadas quanto à qualidade e relevância para nossos leitores. A Martech é de propriedade de Semrush. Não foi solicitado ao colaborador que faça menções diretas ou indiretas ao SEMRush. As opiniões que eles expressam são suas.