Brasil acima de tudo, Trump acima de todos – 12/07/2025 – Ricardo Araújo Pereira

Desenho do presidente Trump, da cintura para cima. Usando paletó, camisa e gravata - apontando para o leitor com a mão direita enquanto o braço esquerdo segue baixo, dobrado próximo da cintura. Há ainda duas frases: uma à direita do personagem central, num fundo de círculo verde

Quando se soube que os Estados Unidos iriam impor uma tarifa de 50% aos produtos brasileiros, muita gente tentou apurar quem seria o responsável pela medida. Para os filhos de Jair Bolsonaro, a culpa é de Alexandre de Moraes, o ministro do STF.

Mas os parlamentares bolsonaristas e o próprio perfil oficial do Partido Liberal alegam que o culpado seria Lula. A ninguém ocorreu que a culpa desta medida imposta por Trump pudesse ser do próprio Trump, o que é verdadeiramente notável.

Trump, que oscila entre exigir receber reconhecimento que não lhe é devido e recusar responsabilidades que de fato lhe pertencem, anunciou que, tal como aconteceu quando aplicou tarifas idênticas a vários outros países, a medida se destina a equilibrar a balança comercial.

Mas desta vez o tarifaço também tem uma motivação política. Segundo Trump, o objetivo é castigar o Brasil por causa da ação penal pela qual Bolsonaro responde. E é por isso que há brasileiros apontando Lula e Moraes como culpados.

Eu sou do tempo em que patriotas recusavam a ingerência de potências estrangeiras nas questões internas de uma nação soberana. A verdade é que também sou do tempo em que um partido liberal se revoltaria contra a aplicação de tarifas.

Os tempos mudaram muito, mas apesar disso me parece que os patriotas do Partido Liberal não têm muito com o que se preocupar.

Tudo acontece a seu favor: se agora gostam de impostos sobre as exportações, Trump anunciou uma tarifa de 50%; se continuam sem gostar, também podem ficar sossegados, porque o mais provável é que ela nunca seja aplicada. Trump tem ameaçado impor várias tarifas que nunca chegam a se concretizar.

Foi o caso do Canadá, por exemplo, que Trump ameaçou com tarifas de 25% para todos os produtos em janeiro, depois suspendeu em fevereiro, a seguir voltou a ameaçar em março, mas ainda em março recuou novamente.

Neste momento, ninguém sabe muito bem que taxas aduaneiras vigoram, mas é certo que não foram aplicadas taxas de 25% a todos os produtos.

Se o mesmo acontecer no Brasil, creio que teremos um fenômeno inédito. Dado que a culpa das tarifas era do ministro do STF, a sua suspensão também será responsabilidade dele. Devia acumular o cargo de juiz com a pasta da economia.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte ==> Folha SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *