Brasil será primeiro país a testar três novos recursos de segurança e privacidade do Google

Picture of Edição - IstoéNEGÓCIOS
Edição - IstoéNEGÓCIOS

Com a assistência de IA, as novas funcionalidades bloquearão automaticamente a tela de aparelhos em caso de roubo ou furto

Aconteceu ontem, em São Paulo, a sexta edição do evento anual Google for Brasil. O encontro, realizado pelo Google, tem como objetivo apresentar novidades, inovações e iniciativas específicas para o mercado brasileiro. O grande destaque entre os anúncios desta edição foi, sem dúvida, o investimento da companhia em segurança e privacidade para aparelhos Android, além da introdução de novas funcionalidades que serão testadas primeiramente no Brasil.Em 2023, a empresa impulsionou mais de R$ 188 bilhões na economia brasileira por meio de suas plataformas, como Busca, Google Ads, AdSense, Google Play, Google Cloud e YouTube. O país está entre os cinco maiores em relação à taxa de adoção das ferramentas, o que motivou a empresa a priorizar a implementação de novos recursos de segurança por aqui.Devido à acessibilidade e ao preço, os aparelhos Android chegaram ao Brasil, democratizando o acesso à tecnologia. Levando isso em consideração, e também devido ao histórico local de roubos e furtos, a empresa anunciou que irá continuar a investir significativamente no mercado brasileiro, com o objetivo de aumentar a segurança e a privacidade dos usuários.

Conheça agora as novas funcionalidades do Google que estarão em fase de testes beta a partir de julho:

  • Bloqueio por Detecção de Roubo por Movimentos Bruscos: Utilizando inteligência artificial, essa tecnologia detecta quando um celular é retirado abruptamente das mãos do usuário e bloqueia automaticamente a tela, evitando o acesso indevido a arquivos e aplicativos sensíveis.
  • Bloqueio Remoto: Além do já conhecido recurso “Encontre Meu Dispositivo”, o Google agora permite que os usuários bloqueiem seus celulares remotamente inserindo apenas o número de telefone e um rápido desafio de segurança através de qualquer dispositivo. Esse recurso visa facilitar o bloqueio em situações de perda ou roubo.
  • Bloqueio Offline: Este recurso bloqueia automaticamente a tela do celular Android caso ele fique longos períodos sem acesso à internet, prevenindo o acesso indevido quando o dispositivo está desconectado.

Esses novos recursos serão testados inicialmente em dispositivos da Motorola e Samsung.

Além das funcionalidades contra roubo, o Google anunciou uma expansão do Google Play Protect, que agora terá uma versão aprimorada para prevenir a instalação de aplicativos suspeitos. Essa nova versão bloqueará a instalação de apps baixados de fontes alternativas que exigem permissões de acesso sensíveis, como leitura de mensagens SMS e notificações, comuns em fraudes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias