Como a análise do cliente fecha as lacunas na medição de desempenho

Quadrante de análise de clientes

Receita atribuída, ROAs, taxa de conversão – As métricas de marketing tradicionais acompanham a eficiência, mas muitas vezes perdem os sinais que revelam quais clientes impulsionam o crescimento. Hoje, os dados do cliente de primeira parte são mais acessíveis e valiosos do que nunca. E quando combinado com a IA, ele abre a porta para uma nova era da medição de desempenho centrada no cliente.

A análise do cliente muda o foco dos canais para os clientes, enquadrando a análise e a ativação em torno do engajamento, crescimento e valor previsto. Ao conectar o que aconteceu com o que provavelmente acontecerá, as marcas podem tomar decisões mais inteligentes sobre quem direcionar e quais ações gerarão impacto real.

Onde a medição tradicional fica aquém, a análise de clientes entrega

A modelagem de mixagem de mídia (MMM) e a modelagem de atribuição são ferramentas críticas para entender:

  • O que aconteceu.
  • Como os canais contribuíram para os resultados.
  • Como o investimento da mídia deve mudar em resposta à sazonalidade ou períodos promocionais.

Essas abordagens ajudam a responder “Como devo gastar?” Mas não “quem devo ter como alvo?”

O MMM raramente fornece profundidade suficiente sobre o desempenho e a atribuição do segmento de clientes atribuem valor em um nível que não é acionável para a segmentação do mundo real. Ambas as abordagens medem a eficiência passada, mas pouco fazem para explicar quais grupos de clientes geram resultados ou onde existem oportunidades de crescimento.

A MMM e a modelagem de atribuição permitem que as marcas façam canais em qualquer uma das quatro categorias, ajudando a apoiar a tomada de decisões sobre as próximas etapas.

A análise de clientes complementa esses métodos, organizando os clientes em segmentos com base em comportamento passado e previsto. Esta lente oferece aos profissionais de marketing a capacidade de:

  • Vincular insights à ação.
  • Informar estratégias de segmentação.
  • Conecte as decisões do canal diretamente aos resultados do cliente.
Análise de clientes - segmentos com base em comportamento passado e previsto

Cavar mais: como a análise avançada de jornada do cliente está moldando o futuro do engajamento

Dando o salto: incorporando a análise de clientes ao marketing

Testar segmentos de clientes entre canais ajudará a identificar quais clientes geram demanda incremental e onde você pode precisar mudar sua estratégia de segmentação.

Pode ser tentador se concentrar fortemente nos leais, alcançando -os na maior frequência com canais premium, como SMS ou mala direta. Embora muitas vezes contribuam com a receita mais alta, os testes mostram consistentemente demanda incremental tende a vir de segmentos de clientes intermediários.

Essa descoberta destaca o valor de se conectar com os clientes fora da camada superior de maneiras que ressoam com eles. A análise de clientes permite que as marcas ativem cada segmento com estratégias de engajamento mais personalizadas, eficientes e eficazes.

Construindo segmentos de clientes mais inteligentes

Invista em conhecer seus clientes. Para criar segmentos de clientes acionáveis, comece com uma visão completa do universo do cliente. Vá além de confiar apenas nos dados de transações, enriquecendo o perfil do cliente com:

  • Dados sindicados.
  • História do engajamento.
  • Insights no nível do produto.

Em seguida, aplique modelos de aprendizado de máquina para prever:

  • Futuro comportamento do cliente.
  • Afinidades do produto.
  • Valor potencial.

O enriquecimento preditivo desbloqueia a capacidade de se afastar das táticas de tamanho único. Em vez disso, as marcas podem fornecer estratégias de engajamento personalizadas e em tempo real que atendem aos clientes onde estão e as orientam para comportamentos de maior valor.

Medindo o sucesso: comece com o fim em mente

Defina o sucesso em relação aos clientes que você deseja atrair, reter e crescer. O desempenho do cliente deve estar ancorado nos KPIs que refletem o valor a longo prazo e relacionados a objetivos de negócios mais amplos, como melhorar a retenção ou aumentar a lucratividade.

Os KPIs principais focados no cliente podem incluir:

  • Taxa de retenção: Você está mantendo os clientes que adquirir?
  • Freqüência: Os clientes estão comprando com mais frequência com o tempo?
  • Valor da vida útil (LTV): Você está melhorando a contribuição de longo prazo de cada cliente?

Esses KPIs devem ser adaptados a cada segmento ativo do cliente – agnóstico de canal ou campanha – para fornecer orientação e proteção para decisões de investimento. Por exemplo, os caçadores de pechinchas de nível intermediário devem ser medidos contra um benchmark diferente para o valor médio da ordem (AOV) ou frequência do que os partidários de alto valor.

O desempenho da mídia é frequentemente otimizado para as métricas específicas do canal. A incorporação de KPIs específicos do cliente adiciona contexto e equilibra a eficiência de curto prazo com o crescimento a longo prazo.

Cavar mais fundo: como aumentar a pesquisa de mercado e coletar informações de clientes com IA

Expandindo a pegada de análise de clientes

Um programa de análise de clientes tem o impacto mais significativo quando permite a tomada de decisões em toda a organização. O envolvimento de outras equipes mais cedo garante que as idéias sejam aplicadas em toda a organização. Os casos de uso estendido podem incluir:

  • As equipes de atendimento ao cliente e vendas podem usar segmentos e comportamentos previstos para personalizar interações e antecipar necessidades.
  • As equipes de comércio eletrônico e produtos podem adaptar as experiências no local e no aplicativo.
  • As equipes de merchandising podem planejar sortimentos e promoções em torno de afinidades e comportamentos no nível do segmento.

Quando várias funções contribuem e se beneficiam da análise de clientes, elas ficam incorporadas ao modelo operacional da empresa em vez de existir isoladamente.

Comece e itera

Se você é um negócio centrado no cliente, os clientes devem estar no centro das iniciativas de tomada de decisão, análise e ativação.

A adoção de uma abordagem focada no cliente para a análise é um investimento para oferecer experiências de clientes relevantes e impactantes.

Recursos de análise de clientes evoluídos:

  • Aprofundar o entendimento.
  • Ativar ativação mais inteligente.
  • Melhorar a tomada de decisões em toda a organização.

A jornada não requer uma transformação maciça. Comece testando casos de uso pequenos e mensuráveis, aprenda com os resultados e escala o que funciona.

Cavar fundo: como categorizar os dados do cliente para obter informações acionáveis

Alimente com informações gratuitas de marketing.

Os autores contribuintes são convidados a criar conteúdo para a Martech e são escolhidos por sua experiência e contribuição para a comunidade Martech. Nossos colaboradores trabalham sob a supervisão da equipe editorial e as contribuições são verificadas quanto à qualidade e relevância para nossos leitores. A Martech é de propriedade de Semrush. Não foi solicitado ao colaborador que faça menções diretas ou indiretas ao SEMRush. As opiniões que eles expressam são suas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *