Microsoft Copilot, Minecraft e soluções tecnológicas podem colaborar para o ensino e a aprendizagem.
Estudantes aprendem conceitos matemáticos com ajuda do jogo de blocos ‘Minecraft’ Crédito: Senac Rio Preto/Divulgação
Entre 23 e 26 de abril, a Microsoft Brasil estará na Bett Brasil 2024 para apresentar como suas soluções tecnológicas, baseadas em Inteligência Artificial (IA) podem transformar a educação, apoiar educadores, alunos, instituições educacionais e redes de ensino.
No auditório Microsoft serão apresentadas experiências de instituições nas áreas acadêmica e de gestão, bem como soluções que podem ser adotadas por elas. Todos estão convidados a “reimaginar” a educação, utilizando soluções como Microsoft Copilot, Minecraft for Education, Microsoft Teams for Education, Progresso de Leitura, Insights, além das soluções de acessibilidade. Reforçando seu compromisso com a excelência da educação para todos e com a democratização do uso da IA, serão destacadas as soluções gratuitas, acessíveis a todas as instituições educacionais, públicas e privadas, de educação básica e superior.
Veja também:
O Microsoft Copilot foi integrado em todas as ofertas do Microsoft 365 Education, incluindo as licenças de custo zero destinadas a professores e estudantes do ensino superior, com 18 anos ou mais. A ferramenta, disponível no navegador Egde, pode, ainda, ser usada como um assistente virtual da educação, auxiliando os professores na criação de planos de aula, tarefas e imagens, por meio de comandos em linguagem natural.
Todas essas ferramentas, e outras, estão integradas no Microsoft Teams for Education, aplicativo que facilita a vida dos educadores, viabiliza a organização de trabalhos e a colaboração em tarefas Com a IA, essas ferramentas ficaram ainda mais inteligentes e ganharam a capacidade de sugerir conteúdos, instruções de tarefas, sugestões de leituras personalizadas, associação a objetivos de aprendizagem, etc, de forma eficiente.
Uma nova sala de aula
Um dos jogos mais jogados por pessoas de diversas idades, o Minecraft, na sua versão Minecraft Education é uma ferramenta inovadora e que traz mais dinamismo para a sala de aula. Ele permite ao professor desenvolver propostas criativas de aprendizagem, incluindo atividades interdisciplinares.
Com ele, é possível criar mundos dentro do jogo, viabilizando experiências e aprendizagens nas diferentes áreas e componentes como história, meio ambiente, geografia, entre outros. O estudante aprende enquanto joga. O Minecraft Education é também uma importante ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional, bem como para a aprendizagem de programação, usada também no ensino superior.
Com o Microsoft Reflect, os alunos aprendem a refletir sobre seus sentimentos. Usando um personagem, o “Monstro dos Sentimentos”, são demonstradas 60 emoções diferentes, e suas expressões, de maneira lúdica, ajudando os alunos a identificarem e a nomear suas emoções.
Esta ferramenta, integrada ao Teams, fornece insights valiosos para a promoção do bem-estar dos alunos, propicia a criação de uma cultura de bem-estar e contribui para o desenvolvimento de habilidades interpessoais. O aplicativo também permite criar check-in regulares para monitorar a frequência dos alunos.
Uso seguro e responsável da tecnologia
Com a IA integrada às ferramentas de segurança, as instituições educacionais contam, também, com novos recursos para proteger seus ambientes digitais. Segurança é um tema fundamental para a Microsoft, que perpassa todas as suas soluções. Dentre as ferramentas específicas de segurança, o Microsoft Defender e o Microsoft Sentinel são responsáveis por manter os dados, servidores e estações de trabalho sempre protegidos e gerenciados. Já o Microsoft Defender for Endpoint foi criado para proteger os dispositivos usados na sala de aula pelos alunos, enquanto Microsoft Copillot for Security equipa os times de TI para identificar e agir mais rapidamente a sinais maliciosos.
Na gestão escolar, seja ela acadêmica, administrativa ou financeira, o uso do Copilot traz um enorme potencial de otimização das atividades. Um exemplo simples pode ser dado pelo aprimoramento da experiência de contato entre a escola e pais de alunos.
Para além do Copilot e das soluções e ferramentas que já embutem IA em suas constituições, a Microsoft disponibiliza, também, o Azure Open AI, para que cada instituição possa desenvolver suas própriassoluções, adequadas às suas necessidades e objetivos específicos.
Com o Microsoft Copilot associado a soluções como Business Applications, o Git Hub, o Azure Studio, bem como a evolução das ferramentas Low Code/No Code, o desenvolvimento de soluções próprias se tornou algo bastante simples, podendo fazer parte da realidade de qualquer instituição. Venha saber mais no estande da Microsoft e embarque no futuro da educação.
Veja também: