O capital intelectual feminino e a consolidação do conhecimento jurídico no mundo global

Thaís Janaina Wenczenovicz
Thaís Janaina Wenczenovicz

A economia do conhecimento no século XXI tem, cada vez mais, um rosto feminino, ainda que os sistemas tradicionais de prestígio acadêmico e institucional resistam a reconhecer plenamente essa realidade.

Nas Ciências Humanas e Jurídicas, a produção científica liderada por mulheres deixou de ocupar espaços periféricos para assumir papel central na formulação das novas arquiteturas sociais, políticas e jurídicas que organizam o mundo contemporâneo.

Em um cenário marcado por transformações tecnológicas aceleradas, inteligência artificial e aprofundamento das desigualdades sociais, áreas como Direito, Antropologia e Sociologia emergem como verdadeiras bússolas éticas. São esses campos que ajudam a interpretar conflitos, redefinir noções de justiça e orientar decisões em sociedades cada vez mais complexas. Nesse contexto, a emancipação intelectual feminina não apenas ganha visibilidade, como se revela indispensável, da academia às salas de conselho das grandes corporações globais.

É nesse movimento histórico que se insere a trajetória acadêmica de Thaís Janaina Wenczenovicz, cuja produção intelectual se destaca pela densidade teórica, alcance internacional e compromisso com a chamada “boa ciência à luz do século XXI”. Descendente de imigrantes poloneses, encontrou na educação o caminho para a autonomia intelectual e a liberdade de pensamento em um universo ainda majoritariamente masculinizado: o ensino e a pesquisa em nível de pós-graduação.

Com atuação em múltiplos espaços acadêmicos no Brasil e no exterior, Thaís participou da implantação da Cátedra Brasil–Espanha, na Universidade de Salamanca, por meio de edital da CAPES, fortalecendo o diálogo jurídico e científico entre os dois países. Atualmente, atua como docente adjunta e pesquisadora sênior na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); é Pesquisadora PQg Produtividade da FAPERGS (Faixa 2); Professora Titular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da UNOESC e professora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Thaís Janaina Wenczenovicz

Sua inserção internacional também se reflete na participação em redes e organismos estratégicos, como o Comitê Internacional da Global Alliance on Media and Gender (GAMAG/UNESCO), a Rede DECLEN – Decolonizing and Comparing Legal Experiences Network, a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, a Red de Constitucionalismo Crítico da América Latina, além da atuação como consultora ad hoc de agências de fomento à pesquisa e inovação.

A dimensão de sua produção acadêmica é expressiva: são 79 livros publicados ou organizados, além de mais de 120 capítulos de livros, com obras editadas em português, espanhol, inglês, polonês e alemão, somadas a artigos científicos em revistas especializadas nacionais e internacionais. Uma produção que evidencia não apenas volume, mas impacto e circulação global do conhecimento produzido no Sul Global.

Afiliada às Epistemologias do Sul, sua pesquisa introduz novas metodologias e protagonismos nas Ciências Humanas e Jurídicas, deslocando o centro das análises para coletivos historicamente subalternizados. Temas como Direito do Cuidado, violações de direitos humanos, violências estruturais e simbólicas contra mulheres, crianças e povos em apagamento ocupam lugar central em suas investigações nas últimas duas décadas.

Nesse movimento, pesquisadoras latino-americanas vêm se consolidando na vanguarda da crítica ao modelo jurídico tradicional, propondo estruturas mais sensíveis à diversidade cultural, à justiça social e à proteção do capital humano. A emancipação intelectual, nesse contexto, passa a ser medida pela capacidade de redefinir o que é justo, intercultural e pluriversal, pensar o direito a partir das margens, e não apenas do centro.

A produção científica feminina nas Ciências Jurídicas não é mais exceção. É força estruturante de um novo tempo, em que conhecimento, ética e impacto social caminham juntos na construção do futuro global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *