O Google Analytics 4 (GA4) ganhou muitas manchetes quando substituiu o Universal Analytics há dois anos. Os profissionais de marketing, chateados por perder uma ferramenta familiar, gemeram alto sobre os “problemas” do GA4. Desde então, no entanto, as críticas diminuíram. Os usuários agora entendem a mudança do Google para um sistema baseado em eventos e, mais importante, como tirar o máximo proveito dele.
Isso não quer dizer que os resmungos pararam completamente. Isso é uma coisa boa, disse Steve Ganem, diretor de gerenciamento de produtos da Google Analytics. “O feedback do cliente é crucial para a forma como desenvolvemos e evoluíamos GA”.
Ganem nos guiou pelos desenvolvimentos mais recentes do GA4 e algumas mudanças que os usuários podem esperar em breve.
Expandindo o GA4 além da análise da web
A mudança mais significativa é expandir o GA4 de medir apenas o desempenho da Web e do aplicativo em uma ferramenta que pode medir todo o negócio.
“Estamos evoluindo para ajudar os profissionais de marketing a medir o Jornada inteira do cliente e permitir medição em todo o seu desempenho comercial “, disse ele.
Isso significa ir além da atribuição do último clique com novas maneiras de conectar GA4 a plataformas que não são do Google como Tiktok, Snap e Pinterest. Ganem disse que isso ocorreu em resposta direta ao feedback do cliente sobre o entendimento de todo o impacto de seus investimentos na mídia.
“Isso significa que você poderá ver conversões que acontecem depois que alguém vê seu anúncio – mesmo que não clique nele – no Google e em outras plataformas”, disse ele. “Isso ajuda você a entender melhor a eficácia de seus anúncios e se você está recebendo um bom retorno do seu investimento”.
Cavar mais fundo: 3 maneiras de Ga4 é muito melhor do que você
Para preencher a lacuna entre o último clique e a atribuição movida a IA, relatórios de caminho atualizados do GA4 e relatórios de conversão assistidos. Eles agora categorizarão pontos de contato em assistências e o toque pela última vez para ver melhor como as diferentes mídias contribuem para as conversões no início da jornada.
Recursos de IA para GA4
Não será uma surpresa que Ganem e sua equipe estejam incorporando a IA na plataforma.
“Estamos desenvolvendo recursos como projeções, que usam previsão mais inteligente para que os usuários possam ver o desempenho do KPI projetado por canal, permitindo decisões de otimização em tempo real e ajustes rápidos para orçamentos de bordo”, disse ele. “Também estamos introduzindo o planejamento de cenários para ajudá -lo a criar planos de mídia que impulsionam o retorno mais alto em seus canais de publicidade com base nos gastos definidos”.
Ele disse que adicionar um agente de bate -papo da IA é uma resposta direta ao feedback para navegação mais rápida e direta e entendimento de dados.
Recursos GA4 para ajudar na qualidade dos dados
Como a IA é tão boa quanto os dados em que opera, o GA4 agora possui recursos para ajudar na qualidade dos dados, com mais a caminho. Estes incluem:
- Identificadores agregados melhoram a precisão dos relatórios para minimizar canais específicos de atribuição excessiva para atribuição refinada.
- Ferramentas de diagnóstico para ajudar a identificar rapidamente e corrigir erros de implementação. Eles oferecem diagnósticos específicos para problemas comuns como “(dados não disponíveis)”, “(não definido)” e “Evento de Sessão_start ausentes”, fornecendo orientação clara e links para recursos de resolução.
- As anotações geradas pelo sistema no relatório informam todos os usuários em uma propriedade sobre atualizações de produtos que podem afetar os dados, aprimorando a transparência e a comunicação em torno de quaisquer alterações de dados.
“Nosso objetivo é oferecer uma visão completa do cliente, reunindo interações na Web, aplicativos e offline, juntamente com dados de negócios e outros dados”, disse Ganem. “O construtor de público no Google Analytics já se conecta facilmente com as ferramentas do Google, e estamos trabalhando para simplificar ainda mais para os profissionais de marketing ativar seu público em vários canais. ”
Olhando para o futuro, espere painéis mais flexíveis e personalizáveis, projetados para aumentar o controle e o acesso em uma propriedade do Google Analytics. “Isso muda além dos relatórios estáticos, permitindo que você visualize realmente seus dados”, disse ele.
E-mail:
Mktoforms2.loadForm (“” 727-zqe-044 “, 16293, function (form) {// form.onsubMit (function () {//}); // form.onsuccess (function (valores, sigapurl) {//});});
Veja os termos.
O post do que há de novo e o que vem a seguir no GA4 apareceu pela primeira vez no Martech.