Os benefícios de ensinar crianças pequenas como seus cérebros funcionam

Ilustração de um cérebro e suas funções

“Quando as crianças sentem que podem se acalmar, mesmo com a respiração, é como o momento ‘uau'”, disse Rick Kinder, criador de um programa de atenção plena chamada “Wellness Works in Schools”, em um artigo do Child Mind Institute.

Pesquisas mostram que o ensino das crianças sobre seus cérebros pode ajudar com a aprendizagem e a motivação. (Escola importante)

Na escola importante, as conversas sobre o cérebro continuam ao longo do dia, pois os professores podem ser ouvidos incentivando os alunos a identificar suas emoções ou perguntar: “Qual é a sua amígdala dizendo a você neste momento?” De acordo com Jessica Gomez, psicóloga e diretora executiva do Metomouous Institute, a organização sem fins lucrativos de saúde mental de Dallas que opera a escola. (A amígdala processa emoções no cérebro.)

Através dessas discussões frequentes e lições adicionais sobre saúde mental e relacionamentos saudáveis, os professores estão “tentando normalizar essas coisas como parte da condição humana versus algo que é estigmatizante”, disse Gomez. A escola também mantém as noites regulares dos pais para educar as famílias sobre como o cérebro funciona e ensinar estratégias de regulamentação emocional que as famílias podem praticar juntas em casa.

A Momentous School, lançada em 1997 e é financiada por doações filantrópicas, foi desenvolvida para colocar em prática a pesquisa em saúde mental e a pesquisa em ciências do cérebro do Instituto Momento. Um estudo recente do Instituto Momento e do Centro de Centro da Universidade do Texas em Dallas descobriu que essa abordagem pode estar contribuindo para resultados positivos para os graduados da escola.

Essas descobertas chegam em um momento em que as lições sobre emoções, relacionamentos e consciência social, geralmente chamadas de aprendizado social e emocional, se tornaram um ponto de inflamação nas guerras de educação e cultura. Estudos mostram que essas lições podem melhorar o desempenho acadêmico: outros pesquisadores não afiliados à escola importante também descobriram que o ensino sobre o cérebro pode fornecer motivação para os alunos e melhorar o desenvolvimento acadêmico e social.

Enquanto professores e alunos voltam para a escola e enfrentam novas rotinas e situações sociais, agora é um bom momento para construir relacionamentos e apresentar até jovens estudantes sobre idéias sobre como o cérebro funciona, disse Gomez. Embora muitos estudantes em importante lidem com desafios como a pobreza, ela acredita que a ênfase da escola na saúde mental e na ciência do cérebro ajudou as famílias a lidar melhor com essas pressões.

“O objetivo não é para nunca ter estresse em sua vida, é saber o que fazer com isso”, disse Gomez. “Crianças e pais com agência e ferramentas os ajudam a saber como navegar nos estressores da vida, o que tem um efeito buffer no cérebro”.

*Esclarecimento: Esta história foi atualizada para esclarecer que a escola importante foi desenvolvida com base em pesquisas por instituto importante.

Entre em contato com o escritor da equipe Jackie Mader em 212-678-3562 ou mader@hechingerreport.org.

Esta história sobre Neurociência na educação foi produzido pelo Hechinger Relatório, uma organização de notícias independente sem fins lucrativos focada na desigualdade e inovação na educação. Inscreva -se para o Hechinger boletim informativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *