Empresa integra negócios e transição energética, com o programa de pontos Soul Up, e tem potencial de atingir milhões de consumidores em 2026.
São Paulo, janeiro 2026. A Prospera encerrou o ano de 2025 consolidando a Soul Up como o eixo central de seu modelo de negócios. A solução, que transforma engajamento digital, consumo e parcerias corporativas em desconto na conta de luz para empresas e pessoas físicas, tem potencial para alcançar milhões de consumidores no país por meio de acordos com instituições financeiras, programas de fidelidade e marketplaces no próximo ano. Só em 2025, gerou R$ 7 milhões em economia na conta de luz dos clientes que aderiram ao ecossistema.
“Nosso trabalho é transformar a sustentabilidade em algo prático, mensurável e economicamente inteligente. Quando empresas e pessoas percebem valor direto, seja em economia, acesso ou competitividade, a transição passa a ser uma decisão de negócio”, afirma Marcelo Freitas, CEO da Prospera.

Marcelo Freitas, CEO da Prospera
Ao longo do ano, a companhia ampliou sua carteira de parcerias por meio da integração da Soul Up a plataformas como Esfera Santander, Banco BRB dentro dos programas Curta Aí, Mais Mengão e Dux BRB, Giftty, o marketplace matcon.casa. Com isso, usuários Soul Up passaram a converter interações digitais em pontos que dão desconto direto na conta de luz, conectando o sistema financeiro e o varejo a uma lógica de benefícios sustentáveis. Hoje, o modelo permite que diferentes setores incorporem a agenda ambiental de forma simples e escalável.
“A Soul Up nasce como uma infraestrutura de benefícios. Conecta empresas que querem gerar impacto com pessoas que precisam sentir esse impacto no dia a dia”, explica Freitas.
Além da expansão operacional, a Prospera manteve presença ativa em eventos estratégicos. Pelo segundo ano consecutivo, foi responsável pela neutralização das emissões de carbono do Rally dos Sertões, reforçando seu compromisso ambiental em um contexto global de retração nos investimentos ESG. No cenário internacional, foi uma das selecionadas pela ApexBrasil para participar do GITEX Global, em Dubai, apresentando a Soul Up como exemplo brasileiro de tecnologia aplicada à economia verde. Já na COP30, a Prospera levou à discussão sua visão sobre transição energética e inclusão social, defendendo modelos capazes de gerar impacto ambiental com retorno econômico.
“Estamos diante de uma oportunidade única de alinhar inovação, impacto e crescimento. Nosso objetivo é construir soluções que façam a sustentabilidade funcionar para todos os lados do ecossistema”, conclui Freitas.
Para 2026, a Prospera segue seu plano de expansão. Prevê 12 novas empresas parceiras e mantém a Soul Up como plataforma central de conexão entre marcas, consumidores e a economia de baixo carbono.
Sobre a Prospera
A Prospera é uma startup brasileira de impacto socioambiental que combina inovação, tecnologia e sustentabilidade para transformar hábitos de consumo em benefícios reais para pessoas, empresas e o planeta. Criadora dos Pontos Ecoa, seu programa de fidelidade verde, oferece uma moeda digital lastreada em ativos ambientais certificados, que conecta consumidores e marcas em um ecossistema com rastreabilidade e impacto positivo mensurável.
Por meio do app Soul Up, sua comunidade digital gamificada com tecnologia blockchain, os usuários acumulam pontos em interações sustentáveis e os trocam por descontos na conta de luz. Com a solução Energia Verde, a Prospera promove o acesso à energia renovável e impulsiona a compensação de carbono, fortalecendo uma nova economia mais justa, transparente e regenerativa.
Assessoria de Imprensa, Ecomunica
prospera@agenciaecomunica.com.br
Maria Edhuarda: (11) 94085-7767
Vicente Pardo: (11) 99467-8240
Ligia Neiva: (11) 99463-3274

