O mundo do café se reuniu na Fazenda São Luiz da Boa Sorte nesta quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, e promoveu uma série de palestras, mesas redondas e oficinas sobre a retomada dos cafés especiais na Região do Vale do Café. Foram abordados temas como análise sensorial de cafés (pré e pós-colheita), regeneração de sistemas agroflorestais, sustentabilidade, recuperação de nascentes e crise climática, entre outros.
O evento foi aberto pelo casal Liliana Rodriguez e Nestor Rocha e contou com a participação da prefeita de Vassouras, Rosi Silva; do presidente da Pesagro, Paulo Renato Marques; da empresária fundadora da Futura Head Quarter e embaixadora da Fresque Desertification, Francisca Viudes; do CEO da Revista Raça, Maurício Pestana; de Rui Barreto, vice-presidente da ACRJ; do reitor da Univassouras, Marcos Soares; da vice-reitora Cristiane Siqueira; dos professores doutores Erika Cortines, Fábio de Freitas e Kenia Maia da UFRRJ; do ambientalista Mauricio Ruiz; de Monica Pinho da ABIC, além de profissionais da Setur e do Sebrae e outros convidados importantes.
A terceira edição do evento reafirmou a crescente necessidade de se trabalhar pela regeneração das florestas, das nascentes e dos rios. Além disso, ratificou o Vale e sua retomada na produção dos cafés especiais como um caminho consistente para o desenvolvimento das cidades da região.
E não foi só isso: o turismo rural também foi tema. Com o Vale como destino para todo o Brasil e para o mundo, busca-se cultura, memória e história, tudo associado à cultura do café e aos movimentos de restauração de florestas. Tudo isso deixou evidente para os presentes que o Replanta Vale é uma iniciativa consolidada e fundamental na construção do pensamento quando se fala em café e sustentabilidade.

A prefeita de Vassouras Rosi Silva

Rosi Silva ,Nestor Rocha e Liliana Rodriguez

Liliana Rodriguez,Nestor Rocha e o ambientalista Maurício Ruiz

O tenor Eric Herrero que fez uma apresentação no jantar de abertura do evento

