Depois que as séries, a música e a gastronomia da Coreia do Sul ficaram populares, a k-literatura começa a ganhar destaque, na esteira do Nobel da escritora Han Kang e dos livros de ficção de cura. Editoras brasileiras apostam em lançamentos coreanos em 2026, e ao menos uma dúzia de títulos já foram anunciados.
Na lista, estão best-sellers como Min Jin Lee, de “Pachinko”, e Heena Baek, de “Balas Mágicas”. Há títulos diversos, como histórias infantis, thrillers e romances “young adult”. A indústria do k-pop vira protagonista em tramas, e o livro ilustrado oficial do fenômeno global “Guerreiras do K-pop” chega ao país. Conheça as novidades a seguir.
American Hagwon
Min Jin Lee, autora de “Pachinko”, ambienta sua história nos anos 1990 e 2000 na Coreia do Sul, Austrália e Estados Unidos. A trama acompanha a vida de um casal e seus três filhos e explora os “hagwons”, serviços de aulas particulares, e o sistema educacional coreano. Será lançado no segundo semestre, pela Intrínseca.
Break Room
O novo livro de Miye Lee, autora do best-seller “A Grande Loja de Sonhos”, se passa num reality show. Oito participantes foram indicados pelos colegas de trabalho como aqueles com quem menos gostam de dividir a copa da empresa. Para ganhar o prêmio, é preciso identificar quem deles é um impostor. Será lançado pela Record em fevereiro.
Define The Relationship
A editora NewPOP lançará a coleção completa do romance BL, escrito por Flona, prevista para o segundo semestre. Na trama, o filho de uma família nobre recebe o diagnóstico de um “distúrbio orgástico”. Um ex-amante de seu cunhado topa ajudá-lo e ser seu parceiro por oito encontros.
Feliz Aniversário
A premiada escritora Heena Baek reflete sobre as dificuldades de se encontrar e se encaixar no mundo neste livro infantil. A partir de fotografias de bonecos, roupas e cenários costurados à mão, ela narra a história de uma zebrinha que ganha de aniversário um guarda-roupa mágico, que a cada dia traz um novo conjunto de roupas. Chega às prateleiras em 17 de março pela Companhia das Letrinhas.
Guerreiras do K-pop
O fenômeno da Netflix ganha um livro ilustrado oficial. Trata-se de um álbum de figurinhas que narra a batalha entre as HUNTR/X e os Saja Boys, grupo rival, pelos fãs. Ele inclui ilustrações, curiosidades, 208 cromos colecionáveis e um pôster de “Golden”. A previsão é que seja lançado em fevereiro pela editora Pixel.
K-pop Academy
A saga da autora norte-americana Mina Finch se passa no universo da música pop da Coreia do Sul. Uma aluna talentosa que sonha se tornar uma ídolo ganha uma bolsa de estudos na escola de treinamento prestigiada, mas precisa enfrentar a competição e demônios que se alimentam do medo de fracassar. Ela usa sua voz e talento como arma, ao estilo “Guerreiras do K-pop”. Chegam ao Brasil em 2 de março, pela Intrínseca, os volumes “O Palco das Sombras” e “A Maldição da Fama”.
Nosso Lago
A Pequena Zahar acaba de lançar o livro infantil ilustrado de Angie Kang. Num dia de calor sufocante, um menino volta ao lago onde costumava nadar com o pai e, guiado pelo irmão mais velho, enfrenta o medo de dar um novo mergulho.
Panoramic View
O título é um manhwa (história em quadrinhos coreano) de amor entre dois garotos –um órfão que cresceu negligenciado num orfanato e um mafioso poderoso que o salva. Escrito por Daebak e com artes de Seungjeong, será lançado ainda no primeiro semestre, pelo selo Hoo Editora.
Snowglobe
Best-seller do The New York Times, o romance distópico young adult escrito por Soyoung Park chega no segundo semestre do ano pela Ediouro. A história se passa num mundo congelado, onde a elite vive sob uma cúpula quente e vigiada, e o resto da população sobrevive no frio, consumindo a vida dos famosos da cúpula como entretenimento.
The Island of Sea Women
Lisa See, autora best-seller de “The Tea Girl of Hummingbird Lane”, conta aqui a história de amizade entre duas meninas de origens bem diferentes na ilha de Jeju. Quando atingem a idade adequada, elas começam a trabalhar no mar com as mergulhadoras haenyeo. A trama percorre várias décadas e eventos históricos da Coreia, de 1930 até a era dos celulares. A previsão é que seja lançado em juilho, pela Vestígio.
The Winged Game
O selo Harlequin lança o livro de Sophie Kim, autora de romances young adult como “O Deus e a Raposa”. A trama junta romance, fantasia e esporte. Uma jogadora de “carriwitchet”, jogo semelhante ao rúgbi jogado em cima de criaturas aladas, precisa entrar em um relacionamento falso com seu jogador rival, de quem deseja se vingar. Ainda sem previsão de lançamento.
A Week Before I Die
Escrito na forma de diário, o livro de Seo Eun-Chae aborda as dores de amar e de perder alguém ao acompanhar uma mulher que é avisada por um ceifador que assume a forma de seu primeiro amor que ela morrerá em uma semana, num acidente de carro. Ainda sem título traduzido, será lançado em maio, pela Intrínseca. A trama inspirou o k-drama “Um Amor de Despedida”.
Who Killed the Idol?
Ainda sem título traduzido, o livro de Lee Somin é um thriller investigativo que se passa nos bastidores da indústria do k-pop e envolve o assassinato do vocalista de um grupo masculino. Chega ao Brasil pela HarperCollins, sem data confirmada de lançamento.
Fonte ==> Folha SP

