A única forma de aumentar o nosso baú de conhecimento e acompanhar a rápida evolução em curso em todas as áreas é não parar de se atualizar, em momento algum”, diz Denise Santos, CEO da BP (Crédito: Divulgação)
Levantamento da consultoria Falconi mostra que MBA e participação em programas como o Harvard OPM são cada vez mais comuns aos CEOs das companhias do Ibovespa, da B3
Nos últimos dois anos, a executiva Denise Santos, CEO da Beneficência Portuguesa (BP), fez nada menos do que quatro cursos de extensão em renomadas instituições globais de ensino. Nas universidades de Stanford e Harvard, aprimorou seus conhecimentos em mudanças organizacionais e culturais. Na Chicago Booth, especializou-se em processos de fusões e aquisições, o chamado M&A. Na Columbia University, em Nova York, mergulhou no tema ESG. E ela já está se organizando para o próximo desafio acadêmico, no primeiro semestre de 2025, um curso de liderança para gestão de pessoas na escola francesa Insead Business School, eleita pelo jornal americano Financial Times como o melhor programa de MBA do mundo.
“A única forma de aumentar o nosso baú de conhecimento e acompanhar a rápida evolução em curso em todas as áreas é não parar de se atualizar, em momento algum”, afirmou Denise, em entrevista à DINHEIRO. “Além de estar sempre aberto a novos aprendizados, o grande desafio de todo profissional, especialmente os da liderança, é como aterrissar todo esse conhecimento no negócio em que atua”, acrescentou.
A julgar pelos resultados da BP, um dos maiores e mais tradicionais grupos hospitalares do País, com 7 mil funcionários e faturamento de R$ 2,1 bilhões no ano passado, a CEO tem inspirado seus times a não parar de estudar. “Hoje, 85% dos nossos 300 líderes estão engajados no programa que chamamos de JDL, sigla para Jornada de Desenvolvimento de Liderança. E esperamos que essa participação aumente ainda mais nos próximos anos”, disse a executiva. “Afinal, inovação é o nosso DNA. Somos uma empresa de 165 anos de existência, em constante transformação, e que tinha 20 anos quando Thomas Edison inventou a lâmpada.”
A história da CEO da BP exemplifica um movimento crescente no ambiente corporativo brasileiro, em que conciliar trabalho e estudo de forma permanente é um mandamento quase obrigatório. Esse fenômeno está expresso no levantamento “Perfil dos CEOs”, feito pela Falconi, a maior consultoria brasileira de gestão, com base nas informações das 82 empresas que formam o índice Ibovespa B3. Ao analisar a carreira dos líderes, o estudo divulgado com exclusividade à DINHEIRO identificou que mais de 80% dos CEOs continuaram a estudar após a primeira graduação, seja em formações stricto ou lato sensu. Esse comportamento reforça o papel do aprendizado ativo ao longo de toda a carreira.
Além do prestígio da função, os presidentes de grandes empresas de capital aberto compartilham cada vez mais duas características em comum: • a formação robusta • e a educação continuada.
A educação continuada é o que permite que os profissionais se mantenham atualizados sobre novas tendências, tecnologias e métodos”
(Divulgação)
Com destaque para cursos de educação executiva, a alta liderança dessas empresas mostra o conhecimento como um elemento central em suas trajetórias. O levantamento aponta também a educação como um dos principais caminhos para garantir relevância profissional e fortalecer a reputação na corporação e no mercado. Além de oportunidade para adquirir e reciclar conhecimentos, os cursos acabam sendo uma grande ferramenta de networking. Para a consultora Ana Gusmão, diretora da unidade de soluções para gestão de pessoas na Falconi, não raro a busca por conhecimento também serve de inspiração para que os CEOs se reinventem e olhem para questões mais interpessoais. “Num ambiente de negócios em constante e rápida evolução, as habilidades e conhecimentos exigidos podem mudar a qualquer momento”, disse a diretora “A educação continuada é o que permite que os profissionais se mantenham atualizados sobre novas tendências, tecnologias e métodos.”
“A busca contínua por capacitação, segundo ela, vai além das habilidades técnicas, abarcando ainda o desenvolvimento de soft skills, como liderança, comunicação e pensamento crítico, como mostram os programas de muitos dos cursos que os executivos escolhem, inclusive em instituições de reconhecimento internacional, como Stanford, Insead, Wharton e Harvard.” Ana Gusmão diretora da Falconi
Uma das principais constatações do estudo é que quem se beneficia com isso é a própria cultura organizacional de suas empresas. Como seu maior guardião, o CEO comprometido em conhecer o que há de novo no mercado tangibiliza a responsabilidade do líder em garantir que as empresas e sua cultura sigam fortes e conectadas às transformações do mercado. “Cursos executivos e imersões, como o Harvard OPM, oferecem uma oportunidade valiosa para que os CEOs troquem vivências e melhores práticas com líderes de outros setores em um ambiente seguro e colaborativo”, afirmou a diretora da Falconi. “Tais programas também permitem a construção de redes de contato que transcendem fronteiras, fortalecendo o networking global. E este é certamente um diferencial no mundo interconectado.”
A importância de se manter sempre ativo nos estudos é praticamente uma unanimidade na cartilha dos maiores líderes empresariais brasileiros. O CEO de uma das maiores empresas globais do agro, a SLC Agrícola, Aurélio Pavinato, afirma que os estudos têm sido decisivos para seu sucesso profissional. “A educação revoluciona e foi assim que eu consegui mudar a minha vida e me tornar um líder”, afirmou Pavinato, em recente encontro promovido pela Falconi. “Além disso, lideranças se materializam a partir do exemplo. Não tem como você ser um grande líder sem ser exemplo e ter a percepção de justiça na tomada de decisões”, acrescentou.
(Cauê Diniz)
“Um CEO precisa possuir uma combinação de habilidades técnicas e interpessoais, como liderança, comunicação e uma mentalidade voltada para o crescimento e a inovação” Rui Chammas, CEO da ISA CTEEP
Dos CEOs cuja carreira foi analisada pela Falconi, pouco mais de 20% têm pós-graduação stricto sensu: 19% têm mestrado e 4% têm doutorado. Apesar de não serem predominantes, tal formação desempenha um papel significativo em setores específicos, como os voltados para as áreas da saúde e indústria, já que neles o conhecimento especializado é um diferencial competitivo. “Além de desenvolver novas competências, uma formação lastreada por pesquisa acadêmica permite aos líderes ampliar sua capacidade de resolver problemas e inovar, características essenciais num mercado competitivo”, diz Ana Gusmão.
SOFT SKILLS
Além do aprendizado técnico, a evolução nas chamadas soft skills – ou seja, habilidades interpessoais, como comunicação e estilo de abordagem – é cada vez mais relevante no alto escalão. “São tão importantes quanto o conhecimento técnico, ou seja, as hard skills. A capacidade de se comunicar de forma eficaz e adaptar a abordagem ao público é fundamental para construir relacionamentos sólidos e fomentar um ambiente de trabalho colaborativo”, pontuou a diretora.
Ela complementa que líderes que investem nesse equilíbrio entre habilidades técnicas e interpessoais conseguem navegar melhor em situações complexas e, por isso, têm maior chance de sucesso. Isso é confirmado pelo CEO da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA CTEEP), Rui Chammas. Um dos executivos cuja carreira foi analisada, Chammas disse ser fundamental para um líder unir as habilidades técnicas às interpessoais.
“Um CEO precisa possuir uma combinação de habilidades técnicas e interpessoais. Isso inclui liderança forte, comunicação eficaz, capacidade de aprender e tomar decisões difíceis, visão estratégica, habilidades de resolução de problemas e uma mentalidade voltada para o crescimento e a inovação”, afirmou Chammas. “É importante ser capaz de inspirar e motivar sua equipe e, ao mesmo tempo, ser percebido como parte dela. Também é necessário ser capaz de construir relacionamentos sólidos com os stakeholders e se adaptar rapidamente a mudanças no ambiente de negócios.”
(Divulgação)
“Lideranças se materializam pelo exemplo. Não tem como você ser um líder sem ter a percepção de justiça na tomada de decisões” Aurélio Pavinato, CEO da SLC Agrícola
Em linhas gerais, o levantamento identificou que: • a graduação em Engenharia é a mais comum entre os CEOs brasileiros, com 47%. • Formações em Administração também se destacaram, aparecendo em 29% dos perfis analisados. • Na sequência, aparecem os cursos de Economia (9%), Direito (3%) e Medicina (3%). • Além disso, 80% dos líderes analisados continuaram a estudar após sua primeira graduação: 49% deles partiram para cursos de MBA (Master of Business Administration), enquanto 33% buscaram programas de Educação Executiva.
A análise foi feita com base em dados públicos sobre os líderes das empresas listadas no Índice Ibovespa B3 no terceiro trimestre de 2024, com as pesquisas entre agosto e setembro do mesmo ano, em fontes disponíveis online, além de contato com assessorias de imprensa das organizações.
A base analisada indicou uma idade média de 50 anos e perfil predominantemente masculino (95%). Também mostrou que 65% dos CEOs já atuavam em outras funções na empresa antes de assumirem a presidência.
Diante das constatações do levantamento da Falconi e dos exemplos de alguns dos mais relevantes CEOs do País, quem estava em dúvida se devia ou não voltar à sala de aula já pode preparar a mochila. Ao que tudo indica, o bom CEO à aula torna.
Edição - IstoéNEGÓCIOS
O Portal Isto é Negócios é um portal de notícias sobre o mercado de negócios do mundo.
This mode enables people with epilepsy to use the website safely by eliminating the risk of seizures that result from flashing or blinking animations and risky color combinations.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
This mode adjusts the website for the convenience of users with visual impairments such as Degrading Eyesight, Tunnel Vision, Cataract, Glaucoma, and others.
Modo de Deficiência Cognitiva
Ajuda a se concentrar em um conteúdo específico
This mode provides different assistive options to help users with cognitive impairments such as Dyslexia, Autism, CVA, and others, to focus on the essential elements of the website more easily.
ADHD Friendly Mode
Reduces distractions and improve focus
This mode helps users with ADHD and Neurodevelopmental disorders to read, browse, and focus on the main website elements more easily while significantly reducing distractions.
Modo de Cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
This mode configures the website to be compatible with screen-readers such as JAWS, NVDA, VoiceOver, and TalkBack. A screen-reader is software for blind users that is installed on a computer and smartphone, and websites must be compatible with it.
Dicionário on-line
Experiência de Leitura
Dimensionamento de Conteúdo
Padrão
Lupa de Texto
Fonte Legível
Favorável à Dislexia
Títulos em Destaque
Links em Destaque
Tamanho da Fonte
Padrão
Altura da Linha
Padrão
Espaçamento entre Letras
Padrão
Alinhado à esquerda
Alinhado ao centro
Alinhado à direita
Experiência Visualmente Agradável
Contraste Escuro
Contraste Claro
Monocromático
Alto Contraste
Alta Saturação
Baixa Saturação
Ajustar as Cores do Texto
Ajustar as Cores do Título
Ajustar as Cores de Fundo
Orientação Fácil
Silenciar Sons
Ocultar Imagens
Teclado Virtual
Guia de Leitura
Parar Animações
Máscara de Leitura
Destaque de Borda
Destaque de Seleção
Cursor Grande e Escuro
Cursor Grande e Claro
Leitura Cognitiva
Teclas de Navegação
Declaração de Acessibilidade
istoenegocios.com 26 de March de 2025
Status de conformidade
Acreditamos firmemente que a internet deve estar disponível e acessível a qualquer pessoa, e estamos comprometidos em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente das circunstâncias e habilidades.
Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 (WCAG 2.1) do World Wide Web Consortium (W3C) no nível AA. Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível a pessoas com uma ampla gama de deficiências. A conformidade com essas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível a todas as pessoas: pessoas cegas, pessoas com deficiências motoras, deficiência visual, deficiências cognitivas e muito mais.
Este site utiliza várias tecnologias que visam torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências específicas ajustem a IU (interface do usuário) do site e o projetem de acordo com suas necessidades pessoais.
Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que roda em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados por usuários cegos e para funções de teclado usadas por indivíduos com deficiências motoras.
Se você encontrou um mau funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvi-lo. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte e-mail contato@istoenegocios.com
Leitor de tela e navegação por teclado
Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos que visitam com leitores de tela sejam capazes de ler, compreender e aproveitar as funções do site. Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o Perfil do Leitor de Tela para que possa navegar e operar seu site de forma eficaz.
Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo ao atualizar o site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições para ícones acionáveis (ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elementos, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups) e outros. Além disso, o processo em segundo plano verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição precisa e significativa baseada no reconhecimento de objetos de imagem como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens que não são descritas. Ele também extrairá textos que estão incorporados na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação de teclado Alt+1. Usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site.
Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA.
Otimização da navegação pelo teclado: O processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift+Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preenchê-los com a barra de espaço ou a tecla Enter. Além disso, usuários de teclado encontrarão menus de navegação rápida e de pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt+1 ou como os primeiros elementos do site ao navegar com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem e não permite que o foco saia dele.
Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Perfis de deficiência suportados em nosso site: Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões resultantes de animações piscantes ou piscantes e combinações de cores arriscadas. Modo para deficientes visuais: este modo ajusta o site para a conveniência de usuários com deficiências visuais, como visão degradante, visão de túnel, catarata, glaucoma e outros. Modo de deficiência cognitiva: este modo fornece diferentes opções de assistência para ajudar usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrarem nos elementos essenciais do site com mais facilidade. Modo amigável para TDAH: este modo ajuda usuários com TDAH e transtornos do neurodesenvolvimento a ler, navegar e focar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações. Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele. Perfil de navegação do teclado (deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift+Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como "M" (menus), "H" (títulos), "F" (formulários), "B" (botões) e "G" (gráficos) para pular para elementos específicos. Ajustes adicionais de IU, design e legibilidade Ajustes de fonte – os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais. Ajustes de cor – os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cor, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e fundos, com mais de sete opções de cores diferentes. Animações – pessoas com epilepsia podem parar todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições CSS piscantes. Destaque de conteúdo – os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focados ou pairados. Silenciamento de áudio – usuários com aparelhos auditivos podem ter dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite que os usuários silenciem todo o site instantaneamente. Distúrbios cognitivos – utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com distúrbios cognitivos decifrem significados de frases, iniciais, gírias e outros. Funções adicionais – oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, habilitar um teclado virtual e muitas outras funções. Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva
Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla gama possível de navegadores e tecnologias assistivas, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível. Portanto, trabalhamos muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que compreendem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela).
Notas, comentários e feedback
Apesar de nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades. Ainda pode haver páginas ou seções que não sejam totalmente acessíveis, estejam em processo de se tornarem acessíveis ou não tenham uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis. Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e aprimorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso tem como objetivo atingir o nível ideal de acessibilidade, seguindo os avanços tecnológicos. Para qualquer assistência, entre em contato com contato@istoenegocios.com