Passados os piores momentos das recentes enchentes no Rio Grande do Sul, agora é tempo de reconstruir o que foi destruído, pensar em soluções e entender os efeitos desta tragédia climática na população. É sobre essa última questão que se debruçam duas startups do Tecnopuc com ações de capacitação de profissionais de saúde mental e um estudo sobre o grupo que atuou nas cheias, a fim de propor melhorias aos programas de voluntariado. A startup Thrive convida psicólogos e psiquiatras para uma capacitação gratuita em terapias baseadas em evidências, focadas no trauma para atender vítimas no Estado. O curso será realizado no sábado (22), das 8h30min às 13h, em formato híbrido. Para a qualificação – que será no Auditório Global do Tecnopuc (térreo do Prédio 97A), são oferecidas cem vagas. Já a modalidade online contará com 500 vagas.O público-alvo é formado por profissionais de saúde mental que pretendem atuar no atendimento voluntário aos atingidos pelas enchentes ao longo dos próximos três anos. A Thrive é responsável por um aplicativo de intervenções cognitivo-comportamentais para manejar sintomas depressivos e vinculada ao BioHub – a vertical de inovação em saúde do Tecnopuc. As inscrições podem ser realizadas por meio deste formulário.
Estudo sobre voluntários no RS
Outra ação, o Estudo Sobre a Aprendizagem por Voluntários Durante as Enchentes no Rio Grande do Sul, já está em andamento, sob a coordenação da psicóloga e pesquisadora Ana Carolina Peuker, CEO da startup Bee Touch. Para a pesquisa, ela está convidando voluntários que atuaram na catástrofe ou ainda estão trabalhando em quaisquer atividades relacionadas à tragédia para responderem a um questionário.
As informações coletadas serão utilizadas para aprimorar os programas de voluntariado, identificar melhorias necessárias e implementar estratégias que beneficiem tanto os voluntários quanto a comunidade. A Bee Touch desenvolve soluções para saúde mental e qualidade de vida em ambientes organizacionais e é vinculada ao NAVI – o hub de inteligência artificial e ciência de dados do Tecnopuc e Wisidea.