A Meta AI, a inteligência artificial (IA) da Meta, começou a ser liberada no Brasil e têm aparecido para a maioria dos usuários do WhatsApp no país. A nova tecnologia promete transformar as interações nos aplicativos da empresa norte-americana
O que é a Meta AI?
A Meta AI é o recurso de inteligência artificial da Meta, empresa de Mark Zuckerberg dona das redes sociais WhatsApp, Facebook, Instagram e Threads.
A nova ferramenta funciona de maneira semelhante ao ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google. Entre as funcionalidades da Meta AI está o fornecimento de informações e respostas para temas variados.
A função é capaz de gerar diferentes tipos de conteúdo criativo, como textos, traduções e roteiros, além de criar imagens. Segundo informações do site da Meta, é possível usar o recurso para “pesquisas, bate-papos, criar conteúdo e se aprofundar em tópicos diversos”.
O recurso apareceu no WhatsApp e o lançamento está sendo feito no Brasil de maneira gradual desde o início de outubro. Ainda de acordo com a Meta, a ferramenta “está a caminho de ser o assistente de IA mais usado no mundo até o fim deste ano, com quase 500 milhões de usuários ativos por mês atualmente”.
Porém, ainda não há uma data definitiva para a implementação em toda a base de usuários brasileiros. Por isso, é possível que o recurso ainda não esteja disponível no seu aplicativo. Para ter acesso à ferramenta, é necessário manter o app com as atualizações em dia.
Novidade ‘invadiu’ conversas no WhatsApp
Caso você já tenha a Meta AI no seu WhatsApp, o símbolo da novidade aparecerá no canto superior direito da tela dos chats. O logo correspondente ao recurso é um círculo vazado em tons de azul e roxo.
A ferramenta aparece também na barra de pesquisas. Ainda na tela das conversas, há a opção “Pergunte à Meta AI ou pesquise”. Clicando na barra, o aplicativo irá sugerir diferentes temas para que você possa interagir com a inteligência artificial.