Apesar da crescente adoção da IA, 64% das equipes de marketing não têm um roteiro ou estratégia de IA, de acordo com um novo estudo do Instituto de Marketing da IA. Isso reflete um problema em toda a empresa. Mais da metade das empresas que implementam a IA não instituíram as políticas, procedimentos e supervisão para operar a tecnologia com segurança.
De acordo com o relatório de 2025 do estado de marketing da IA:
- 55% dos entrevistados dizem que sua empresa não possui políticas que orientam o uso da IA.
- 51% não possuem uma política de ética da IA ou princípios responsáveis com IA.
- 59% não têm conselhos de IA acusados de desenvolver políticas e práticas.
No entanto, é importante observar a tendência positiva: todos esses números estão aumentando. Por exemplo, 25% dos profissionais de marketing disseram ter um roteiro, seis pontos percentuais em relação ao ano anterior. Da mesma forma, o número de empresas com uma política de ética de IA quase dobrou, de 23% em 2023 para 41% este ano. Além disso, 29% das empresas têm um conselho de IA, acima dos 25% em 2024.
Sinais de melhoria
Os profissionais de marketing entendem cada vez mais o quão importante é a IA para eles e o marketing como um todo. Três quartos dizem que a IA será “muito importante” para os próximos 12 meses, um salto de oito pontos em relação ao ano anterior. As pessoas que veem isso como “criticamente importantes” aumentaram 20 pontos percentuais desde 2021.
Esses números refletem a crescente integração da IA no marketing. Este ano, 40% dos entrevistados dizem que estão testando ativamente as ferramentas de IA. Outros 26% estão construindo IA em seu dia-a-dia. No final mais avançado deste espectro, 17% dizem que estão no ponto em que a IA está reformulando como eles abordam seus trabalhos. A mesma porcentagem relata a curiosidade ou a compreensão das fases.

Para equipes de marketing como um todo, 46% dizem que estão executando projetos iniciais de IA. Quatorze por cento estão escalando a IA mais amplamente em toda a equipe. O total de 60% é um aumento de 18 pontos em relação a 2023, quando apenas 42% disseram o mesmo.
Cavar mais: se suas equipes não estão prontas para a IA, suas ferramentas não importam
Com os profissionais de marketing constantemente solicitados a fazer mais com menos, não é surpresa que 82% digam o que mais querem da IA, economizando tempo em tarefas repetitivas e orientadas a dados. Obter informações mais acionáveis dos dados (65%) e acelerar o crescimento da receita (63%) foram os próximos na lista de prioridades.
A falta de treinamento de IA continua sendo o maior problema
Os profissionais de marketing estariam mais adiante na adoção da IA se tivessem mais educação e treinamento. A falta deles foi citada por 62% como o maior obstáculo que eles enfrentam, o quinto ano consecutivo que liderou a lista. Sessenta e oito por cento disseram que não receberam treinamento de IA de suas empresas. Parece improvável que a situação mude, pois 51% dos CEOs/fundadores/presidentes dizem que a falta de treinamento não é um problema.
A importância das habilidades de IA provavelmente está pesando pesadamente nos profissionais de marketing, com 53% deles acreditam que a tecnologia eliminará mais empregos do que cria, contra 40% há apenas dois anos.
O que você acredita que o efeito líquido da IA será sobre empregos de marketing nos próximos 3 anos?


Paul Roetzer, CEO do AI Marketing Institute, chamou essa questão em sua introdução ao relatório.
“Agora estamos vendo sinais crescentes de que a interrupção do trabalho em larga escala da IA está no horizonte”, escreveu ele. “Já vemos ‘demissões silenciosas de IA’ nos últimos seis a 12 meses … onde as empresas substituem a equipe por IA ou, no mínimo, evitam contratar novos funcionários devido à IA. … Eles mascararam esses movimentos sob coisas como políticas de retorno ao trabalho para evitar o PR ruim.”
É claro que as empresas mais inovadoras serão as que oferecerão treinamento de IA. Eles não apenas aumentarão sua experiência em tecnologia vital, mas também evitarão altos custos e oportunidades perdidas que vêm com a rotatividade de funcionários.
Metodologia
O relatório pesquisou quase 1.900 líderes de marketing e negócios em áreas principais de marketing digital, como marketing de conteúdo, marketing de mídia social, marketing por email, análise, publicidade e SEO. Foi realizado de fevereiro a abril de 2025. O relatório completo pode ser encontrado aqui. (Registro necessário.)
Fonte ==> Istoé